Fortaleza sai na frente para sediar a conclusão da Copa do Nordeste

Fortaleza concluiu o protocolo para o retorno dos jogos no Estado

Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Ainda que a CBF não tenha se pronunciado oficialmente acerca do aceitamento ou da conclusão da Copa do Nordeste em sede única, a decisão está tomada de modo positivo, segundo informou o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha. Resta agora saber onde será realizada e quais as datas serão destinadas. Salvador, Fortaleza e Recife, são as capitais capitais cogitadas e uma delas será a escolhida. A questão esbarra na permissão da Prefeitura. Observando o cenário atual, Fortaleza saiu na frente já que na última segunda-feira concluiu o protocolo para o retorno dos jogos e enviou ao grupo de trabalho do Governo. O documento passará por avaliação da Secretaria de Saúde (Sesa).

 

Junto do protocolo, há um pedido de que a liberação para jogos de futebol seja antecipada para a terceira fase do plano de retomada, que se inicia no dia 6 de julho. Atualmente, o futebol está previsto para ser liberado na quarta fase, que começa (em tese) dia 20 de julho. No entanto, o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, diz que, se Fortaleza for escolhida como sede, pretende realizar o torneio ainda em julho, porém, a prioridade é o Estadual.

Já em Salvador, não existe ainda uma definição ou qualquer data para isto acontecer. O prefeito ACM Neto na sua última entrevista afirmou que ainda não discutiu a liberação para jogos na capital, portanto, não existe perspectivas para breve. Já em Pernambuco, o governo estadual não fez nenhuma sinalização para liberação de partidas de futebol, apenas o presidente da Federação Pernambucano que não tem poder de mando, sugere data ( primeira semana de Agosto) e aponta seu estado como o local ideal.

A Copa do Nordeste está paralisada desde o dia 17 de março, e ainda faltam disputar toda a 8ª rodada da fase de grupos, e o mata-mata, composto por quartas de final, semifinal e a decisão. No atual regulamento, apenas a decisão é disputada em duas partidas, algo que pode mudar em decorrência do caos provocado pela pandemia do novo coronavírus, que suspendeu o calendário do futebol nacional.

Líderes do Grupo A, Bahia e Fortaleza são os únicos já garantidos de forma antecipada nas quartas de final. Botafogo-PB aparece na 3ª posição com 12 pontos e precisa de um ponto para se classificar. Quem fecha o G-4 é o ABC. CRB, com 8 pontos na 6ª colocação, tem chances remotas. Freipaulistano e River-PI já deram adeus. No Grupo B, ninguém ainda garantiu classificação ainda, porém, Confiança e Vitória estão com vaga encaminhada, precisando de um simples empate na última rodada. O Leão terá como adversário na 8ª rodada o Botafogo-PB, em João Pessoa, na Paraíba. Náutico e Ceará, ambos com 11 pontos, precisam vencer, afinal, o Santa Cruz aparece logo abaixo no 5º lugar com 10 pontos. Imperatriz, América-RN e CSA já estão eliminados.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário