FBF aguarda o aval do governo para oficializar o reinício do Baianão

Até o momento, apenas três clubes retornaram aos treinamentos presenciais

Foto: Divulgação

Com o Campeonato Brasileiro (Série A e B) previsto para começar nos dias 8 e 9 de agosto, os Estaduais precisarão retornar em julho para terem condições de finalizar antes do início das competições nacionais que são prioridades. Nos últimos dias, a Federação Bahiana de Futebol entrou em contato com os presidentes dos clubes e sinalizou o retorno do Baianão para a segunda quinzena de julho, inclusive, já estabeleceu um protocolo, incluindo testagens de Covid-19 nos elencos e jogos sem a presença do público, porém, ainda aguarda o aval do Governo da Bahia que estendeu a suspensão de jogos de futebol no estado até 6 julho, por meio de decreto expedido pelo governador Rui Costa (PT), e ainda não sabemos se a proibição será ou não prorrogada.

 

Até o momento, apenas três clubes retornaram aos treinamentos presenciais. Com a liberação das Prefeituras de Salvador, Dias D’Ávila e Camaçari, o Esporte Clube Bahia foi o primeiro clube a retomar as atividades presenciais no futebol baiano, após três meses de paralisação. Em seguida, foi a vez do Vitória voltar aos trabalhos no CT Manoel Pontes Tanajura. Após a autorização da Prefeitura de Feira de Santana, o Bahia de Feira seguiu o mesmo caminho. Todos cumpriram e cumprem com rigor o protocolo de prevenção contra a covid-19. Com a previsão de retorno do Campeonato Baiano para a segunda quinzena de julho, as outras equipes se preparam para retornar, é o caso do Jacuipense, que realiza seus treinos no CT do Vitória e deve voltar nesta semana, mesmo caso do Atlético de Alagoinhas que anunciou o técnico Agnaldo Liz. O Fluminense de Feira aguarda uma posição oficial da entidade. Alguns clubes, como Juazeirense e Doce Mel, se posicionaram contra a volta do Baianão.

O Campeonato Baiano está paralisado desde o dia 17 de março e ainda restam duas rodadas para o término da primeira fase. Oito times disputam quatro vagas para a semifinal, sendo que o Esporte Clube Bahia lidera com 15 pontos, seguido por Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória, formando o G-4. Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista tentam beliscar uma vaga. Doce Mel e Jacobina disputam para ver quem se salva do rebaixamento.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário