CBF define as datas do início dos Campeonatos Brasileiros da Série A e B

Bahia estreia enfrentando o Botafogo, enquanto o Vitória pega o Sampaio

Depois de mais de três meses de recesso por conta da crise do coronavírus, finalmente o Campeonato Brasileiro já tem uma data para acontecer. Nesta quinta-feira (25), após reunião convocada por meio de videoconferência pela CBF, junto com a Comissão Nacional de Clubes contando com a participação dos 40 clubes das Séries A e B (entre eles Bahia e Vitória), foi concluída através de consenso quanto às possíveis datas das duas competições. A Série A deve começar no dia 9 de agosto, enquanto a Série B está prevista para o dia 8. O Esporte Clube Bahia estreia no dia 9 enfrentando o Botafogo do Rio de Janeiro, fora de casa, em um dia de domingo. Um dia antes, será a estreia do Esporte Clube Vitória enfrentando o Sampaio Corrêa, no Estádio Manoel Barradas Carneiro.

 

As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiadas pelos clubes. No entanto, vale ressaltar que apesar do consenso, o retorno ainda depende das autoridades de saúde de cada estado. A novidade da reunião foi que dezenove dos vinte clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos. Não foi informado qual o clube que não aceitou a proposta.

Na última quarta-feira (24), o Bahia completou exatos 100 dias sem entrar em campo. A última vez foi dia 14 de março, um sábado, e garantiu classificação antecipada na Copa do Nordeste ao vencer o América-RN por 2 a 0 na Arena das Dunas, com gols de Juninho Capixaba e Élber. Além do Torneio Regional, o time de Roger Machado garantiu vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana ao vencer o Nacional-PAR (3 x 0 na Fonte Nova e 3 x 1 no Paraguai). No retorno do Nordestão, o Bahia enfrentará o Náutico – em partida sem data ou local definido – valendo pela última rodada da fase do grupos da Copa do Nordeste. Classificado, o Bahia briga pelo primeiro lugar com o Fortaleza, ambos com 14 pontos.

Na última vez que o Vitória entrou em campo, no dia 15 de março, atuou em dose dupla. No Barradão, pela Copa do Nordeste, o time até então comandado pelo técnico Geninho goleou o River-PI, por 4 a 1, e encaminhou a classificação para as quartas de final. Já em Riachão do Jacuípe, pelo Campeonato Baiano, o (hoje extinto) time de Agnaldo Liz perdeu por 1 a 0 para o Jacuipense. Quando o futebol retornar, o Vitória terá duas decisões pela frente. Pela Copa do Brasil, enfrenta o Ceará no Estádio Manoel Barradas precisando vencer por dois gols de diferença para avançar de fase. Na ida, o Leão perdeu por 1 a 0 na capital cearense. O outro confronto importante será contra o Botafogo-PB, fora de casa, pela última rodada da Copa do Nordeste. Na vice-liderança, com 13 pontos, mesma pontuação do Confiança, no Grupo B, o Leão garante a classificação às quartas de final com um simples empate, já que chegaria aos 14 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Santa Cruz (5º com 10).

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário