Temporada deve avançar até janeiro e torneios nacionais são prioridades

Temporada deve avançar até janeiro e torneios nacionais são prioridades

"A prioridade absoluta é o calendário brasileiro", disse Walter Feldman

Temporada deve avançar até janeiro e torneios nacionais são prioridades

A mobilização no sentido de retomada do futebol brasileiro é grande, no entanto, diante do cenário atual de pandemia é impossível apontar uma data para o retorno dos jogos. Neste domingo, o secretário-geral da CBF Walter Feldman falou sobre o futuro do calendário brasileiro, como a confederação está fazendo para tentar encaixar a temporada e revelou que os campeonatos podem se estender até janeiro e que a realização dos torneios nacionais (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) é prioridade diante da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Ele questionou “qual será o impacto nas competições nacionais” se forem realizados os torneios da CONMEBOL.

 

“A temporada deve avançar até janeiro. Nós ainda não temos todos os elementos de uma equação muito complexa e que tem muitas variáveis. Semana passada nos reunimos com a direção da Conmebol, eu, o vice-presidente, o diretor de competições da CBF com o secretário geral e o diretor de competições de lá, exatamente discutindo isso. A volta da Libertadores e da Sul-Americana interfere de maneira profunda no calendário brasileiro. Agora, é uma questão mais complexa. Na linha de futebol estadual, nacional e internacional porque a realidade dos países é muito diferente. A logística da malha aérea está absolutamente comprometida. Então haverá Libertadores e Sul-Americana esse ano? Se houver, qual será o impacto nas competições nacionais? A prioridade absoluta é o calendário brasileiro”, disse em entrevista ao Troca de Passes, do SporTV.

“É evidente que nós gostaríamos de participar da Libertadores e da Sul-Americana, é do interesse dos clubes da elite do Brasil, mas nós temos convicção de que o que mantém de maneira rigorosa a sustentação dos clubes brasileiros, particularmente dos clubes da Série A, são os contratos nacionais. E ouvimos da representação da Conmebol exatamente isso. Dizia o diretor de competições que essa é a realidade das outras nações sul-americanas, o esforço de cumprir o calendário nacional. Essa é uma questão fundamental para nós.”

Sobre a possibilidade das competições irem até janeiro, Feldman revelou que datas especiais no natal e no ano novo podem ser criadas. “Essa perspectiva de a temporada avançar o mês de janeiro cria novas datas no período de natal e ano-novo. Ou seja, nós ainda acreditamos que é possível uma grande acomodação (de todos os campeonatos), mas a prioridade absoluta é o calendário brasileiro. Nós não queremos anunciar nenhum sacrifício porque ele gera especulações. Nesse momento estamos aventando a visão muito conservadora de manutenção do sistema, sem cancelamentos, sem uma suspensão definitiva daquilo que foi previamente pensando quando não havia a ideia da pandemia”, finalizou.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com