Após completar dois meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, a Copa do Nordeste segue com o futuro indefinido, assim como todas a outras competições do futebol brasileiro. Diante do atual cenário, fica difícil prever uma data para a retomada do torneio e, pior, a cada dia que passa com essa indecisão, fica ainda mais apertado o calendário. Foi o que destacou o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, em contato ao site Globoesporte. Ele explicou que aguarda uma posição da CBF e das autoridades dos estados e municípios, mas admite que teme pelo aperto no calendário quando tiver que reajustar as cinco datas necessárias para terminar o Nordestão, além de todas as outras competições que serão retomadas.
“Não temos nenhuma definição sobre a Copa do Nordeste. Estamos esperando uma posição da CBF e das autoridades dos estados e municípios. Está ficando apertado para todo mundo. Se o Brasileiro mantiver a fórmula, que é o desejo dos clubes, creio que poderemos ter que disputar jogos no próximo ano”, declarou Eduardo Rocha, presidente da Liga do Nordeste.
A Copa do Nordeste precisa de mais cinco datas, em tese, para ser concluída. A ideia da CBF, inicialmente, seria encerrar todas as competições (com exceção da Copa do Brasil) antes de iniciar o Campeonato Brasileiro, mas o calendário aperta a cada semana e as incertezas aumentaram. Neste torneio até foi levantada a possibilidade de concluir a competição em sede única, em Recife, mas a proposta foi rejeitada e nas reuniões entre clubes e CBF.
A Copa do Nordeste foi paralisada na penúltima rodada da primeira fase. Líderes do Grupo A, Bahia e Fortaleza são os únicos já garantidos de forma antecipada nas quartas de final. Botafogo-PB aparece na 3ª posição com 12 pontos e precisa de um ponto para se classificar. Quem fecha o G-4 é o ABC. CRB, com 8 pontos na 6ª colocação, tem chances remotas. Freipaulistano e River-PI já deram adeus. No Grupo B, ninguém ainda garantiu classificação ainda, porém, Confiança e Vitória estão com vaga encaminhada, precisando de um simples empate na última rodada. O Leão terá como adversário na 8ª rodada o Botafogo-PB, em João Pessoa, na Paraíba. Náutico e Ceará, ambos com 11 pontos, precisam vencer, afinal, o Santa Cruz aparece logo abaixo no 5º lugar com 10 pontos. Imperatriz, América-RN e CSA já estão eliminados.