Coordenador técnico do Bahia explica medidas adotadas com jovens da base

“Temos um movimento de clubes formadores do Brasil"

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

No Esporte Clube Bahia desde outubro de 2019, contratado para assumir o cargo de coordenador técnico das divisões de base, Roberto Braga concedeu entrevista à TV Bahêa e falou sobre as medidas que estão sendo adotadas durante a quarentena com os garotos do clube para manter o nível de treinamentos, com foco no esporte e também na formação social dos atletas com base na pedagogia. “O que a gente tem tentado fazer dia após dia, com todos os nossos jogadores das divisões de base, é uma rotina de treinamentos físicos e com bola. Às vezes até desafios de habilidades, que eles podem fazer campeonatos de embaixadinha na sala ou no quintal de casa para que eles mantenham algum contato com bola e algum nível de treinamento”, disse e completou:

 

“Além disso, a gente tem feito com eles, semanalmente, o envio de material de escola por parte da pedagogia para que eles não percam a sequência do ano. A gente tem conseguido promover lives internas com treinadores das nossas categorias, com grandes ídolos do Bahia. A gente tem tentado manter um nível de atividade alta com os nossos atletas para que eles possam aproveitar e ter o menor prejuízo possível durante essa parada”, disse Roberto Braga.

O profissional também falou sobre a incerteza quanto ao calendário da divisão de base no futebol brasileiro por causa da pandemia.

“Temos um movimento de clubes formadores do Brasil. Conversamos diariamente com gestores de categorias de base do Brasil inteiro, de todas as divisões, e conversamos um pouco sobre esse cenário. Ainda não há clareza, a gente ainda tem noção clara do momento que o país está vivendo, do cuidado que precisa ter e da responsabilidade que a gente tem com esses meninos. A principal diretriz e recomendação que a gente tem conversado é para manter o norte de haver competições. A gente não sabe quando isso vai acontecer, não sabe se vai acontecer no curto, médio ou longo prazo. E a gente só vai fazer se todos tiverem segurança de que nossos profissionais, funcionários e atletas estão completamente seguros. Mas é importante que a gente alimente a esperança de competições. São muitos jovens envolvidos. Não podemos nos precipitar e achar que não vai ter, porque isso geraria uma desmobilização geral em clubes menores, nos próprios meninos e familiares. Estamos tentando evitar para tomar da forma mais segura possível e com o foco de seguir na formação”

Natural de Araraquara-SP, Roberto Braga, de 33 anos, possui graduação em Educação Física pela UNESP – campus Bauru (2011), com um ano de Intercâmbio pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – Portugal (2009/2010) e é mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP – campus Rio Claro (2014). Durante quatro anos (2012 à 2016), Roberto foi coordenador pedagógico do Núcleo de Ensino da Universidade do Futebol, tendo realizado projetos de coordenação técnica em parceria com equipes como São Paulo e Botafogo-RJ, além de programas educacionais com o UNICEF.

De 2016 a 2019 atuou na Ferroviária Futebol S/A tanto como coordenador das Categorias de Base quanto como diretor de Planejamento e Desenvolvimento. Roberto Braga também é professor das Licenças da CBF Academy, tendo experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão técnica no futebol, treinamento desportivo (iniciação, especialização e alto rendimento), análise tática e formação de treinadores.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário