Conmebol recua e não projeta datas para Libertadores e Eliminatórias

recuo acabou sendo definido depois de reunião por videoconferência

Após posicionamentos antigos sobre a projeção de datas para o retorno da Copa Libertadores e o início das eliminatórias sul-americanas, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) recuou e ao invés de trabalhar com previsões, a entidade definiu que a bola rolará somente com liberação total das autoridades sanitárias de cada país do continente. O recuo acabou sendo definido depois de reunião por videoconferência realizada nesta quarta-feira (13). Os representantes das confederações atualizaram as autoridades da Conmebol sobre a situação do avanço da Covid-19 em seus respectivos países. A situação mais preocupante, obviamente, é a do Brasil.

 

“O Conselho da CONMEBOL reuniu-se hoje por videoconferência e analisou os possíveis cenários do futebol continental nos próximos meses, concordando em retomar as competições quando as condições sanitárias o permitirem”, comunicou a Conmebol.

A questão do transporte das delegações também é algo a ser discutido nas próximas reuniões. Aeroportos do continente estão fechados e há grande receio de contaminação justamente na chegada de estrangeiros. Antes da reunião desta quarta, a Conmebol trabalhava com o retorno das eliminatórias em setembro e confirmava que a Libertadores seria disputada ainda neste ano. Agora, a conclusão é de que o avanço da Covid-19 na América do Sul impede qualquer projeção, seja otimista ou pessimista.

“Estas reuniões de seguimento com os membros do Conselho nos permitem ter o pulso real e atualizado da situação em cada uma das federações, bem como alinhar objetivos, protocolos e novas medidas que diminuam o impacto da covid-19 no futebol continental”, comentou o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, depois da reunião.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário