Na próxima terça-feira (02), o plenário da Câmara dos Deputados vai votar o projeto de lei que suspende os pagamentos de dívidas dos clubes de futebol durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A proposta, de autoria do deputado Hélio Leite (DEM-PA), pretende suspender parcelamentos de débitos de clubes junto à Receita Federal, à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e ao Banco Central, previstos no Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). O projeto tramitou em caráter de urgência na Câmara.
Desde março, as competições do futebol brasileiro estão suspensas por conta das medidas de isolamento social e restrições de aglomerações. Ainda que retorne nos próximos meses, as partidas serão realizadas sem presença do público, atividade é a principal fonte de receita dos clubes.
Segundo levantamento da CBF, a pandemia provocou um prejuízo de R$ 4 bilhões para o setor. Em números genéricos, o futebol corresponde a 0,72% do PIB brasileiro. Ou seja, é uma atividade econômica relevante, de cerca de R$ 54 bilhões na movimentação na nossa economia“, disse Walter Feldman, secretário-geral da CBF, em entrevista ao UOL Esporte. Mais de 150 mil empregos estão ligados à modalidade.