PSG é declarado campeão após cancelamento do Campeonato Francês

Nesta quinta-feira, em votação com a Liga de Futebol Profissional da França (LFP) formalizou o cancelamento do Campeonato Francês, além disso, declarou o Paris Saint-Germain campeão da temporada interrompida em 8 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. É o terceiro título seguido da equipe de Neymar, o nono da história do clube. O presidente Nasser Al-Khelaïfi dedicou a conquista aos profissionais de saúde.

“Gostaríamos de dedicar este título da Ligue 1 2019/2020 à equipe de saúde e a todos os heróis da linha de frente, cujo compromisso e auto-sacrifício por muitas semanas conquistaram nossa mais profunda admiração. Entendemos, respeitamos e apoiamos as decisões tomadas pelo governo francês para encerrar o campeonato. A saúde, como o governo sempre disse, deve ser a prioridade de todos”, disse o dirigente em comunicado oficial do clube.

Foi credenciado ao Olympique de Marselha o segundo lugar, classificando o time diretamente para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa. O Rennes ficou em terceiro, garantindo pela primeira vez na sua história uma vaga na Champions, ainda que na fase preliminar. Só duas equipes foram rebaixadas, Amiens e Toulouse, e duas sobem, Lorient, campeão, e Lens, vice. Como a competição foi interrompida na 28ª rodada e só PSG e Strasbourg não conseguiram se enfrentar no dia 8 de março, sendo que essa diferença não afetaria qualquer das partes-chave da classificação final, o critério de pontos por jogo foi aplicado e praticamente replicou a classificação de quando o calendário de partidas parou.

“O ranking leva em consideração um índice de desempenho de acordo com o número de pontos marcados em todas as partidas disputadas. Para determinar os laços nesse índice de desempenho, confrontos específicos foram usados. É a mesma regra adotada pela Federação Francesa de Futebol”, disse Didier Quillot, diretor executivo da LFP.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário