Por sugestão de Bolsonaro, Campeonato Carioca pode ser encerrado em Brasília

Presidente aprova o retorno do jogos com portões fechados

Bolsonaro posou com a medalha de campeão da Supercopa //Divulgação

A data do retorno do futebol, diante do agravamento da crise do coronavírus cada dia amplia os ares de incertezas. No entanto, ainda com o aumento dos números de mortes e com as perspectivas negativas nos horizontes próximos existe uma enorme pressão das federações e a da própria CBF para que a bola volte a rolar custe o que custar, inclusive com o apoio do presidente Jair Bolsonaro que sempre minimizou a pandemia e contestou o isolamento horizontal. Considerando os números de hoje, a Covid-19 já vitimou 5.466 pessoas, 100 na Bahia, sendo apenas hoje (29) 449 pessoas pelo Brasil afora.

 

O INSIGNIFICANTE Campeonato Baiano, por exemplo, foi paralisado restando duas rodadas para o término da primeira fase. Oito times disputam quatro vagas para a semifinal do Campeonato Baiano, sendo que o Bahia lidera com 15 pontos, seguido por Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória, formando o G-4. Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista tentam beliscar uma vaga. Doce Mel e Jacobina disputam para ver quem se salva do rebaixamento.

Já o não menos insignificante Campeonato Carioca pode ser encerrado em Brasília por uma sugestão do presidente da República, Jair Bolsonaro, com o aval do governador Ibaneis Rocha que nesta quarta-feira prontamente colocou o estádio Mané Garrincha à disposição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) de acordo as informações do jornal carioca Extra. Vale lembrar que o governador já reabriu o comércio parcialmente, apesar do agravamento do novo coronavírus.

Ainda segundo a reportagem, a mudança de local seria uma alternativa caso o governador Wilson Witzel não desse aval para que o Maracanã fosse liberado. Também é aguardado um parecer do prefeito Marcelo Crivella sobre a hipótese do período de isolamento social no Rio de Janeiro em função da pandemia ser prorrogado.

Existe uma portaria do Ministério da Saúde que pode liberar a realização de jogos de futebol pelo país, com a condição de atenderem a protocolos de segurança. O Flamengo, por meio do mandatário Rodolfo Landim lidera as conversas com as entidades cariocas e também com a Federação de Futebol do Rio. O Vasco também se mostrou a favor do retorno da competição, mas Fluminense, Botafogo e clubes de menor investimento se mostram reticentes sobre o assunto.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário