Baianão e mais nove Estaduais têm as cotas suspensas pela Globo

Campeonato Baiano teve as cotas suspensas pela Rede Globo

Como esperado, a Rede Globo decidiu suspender o pagamento de cotas dez Estaduais por conta da paralisação das competições em virtude da pandemia do novo coronavírus: Baiano, Carioca, Paulista, Mineiro, Gaúcho, Cearense, Pernambucano, Sul-Mato-Grossense, Catarinense e Goiano. Os valores voltarão a ser pagos quando retornarem com as competições, isso se os estaduais realmente tiverem continuidade, já que além da falta de calendário, muitos clubes foram obrigados a se desfazerem do elenco. O valor pago pela emissora carioca para os clubes no Baianão é cerca de R$ 2,5 milhões. Desse montante, Bahia e Vitória ficam com quase R$ 800 mil cada um. O restante é dividido para oito agremiações do interior, parcelados em dez vezes.

 

Com a paralisação,  Bahia e Vitória deram férias coletivas aos seus jogadores e funcionários até o dia 20 de abril, podendo prorrogar por mais 10 dias por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. A Federação Bahiana de Futebol segue fechada e o futebol no estado deve acontecer apenas no final de maio ou início de junho. As equipes do interior, assim como o time sub-23 do Vitória, que vinha disputando o Baianão, tiveram os elencos desfeitos, casos de Juazeirense, Vitória da Conquista, Doce Mel, Jacobina. Bahia de Feira e Jacuipense decidiram manter o elenco.

Ainda restam duas rodadas para o término da primeira fase. Oito times disputam quatro vagas para a semifinal do Campeonato Baiano, sendo que o Bahia lidera com 15 pontos, seguido por Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória, formando o G-4. Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista tentam beliscar uma vaga. Doce Mel e Jacobina disputam para ver quem se salva do rebaixamento.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário