Emprestado em setembro do ano passado com o Basel, da Suíça, com obrigação de compra (de 100% dos direitos econômicos por R$ 30 milhões) em caso de cumprimento de metas específicas, o meia Eric Ramires atuou apenas dois jogos pela equipe, um em 2019 pelo Campeonato Suíço, antes de sofrer a lesão, e outro no mês passado pela Europa League. Com a paralisação do futebol em razão da pandemia do coronavírus, o atleta não vai atingir as metas estabelecidas no contrato que tem validade até 30 de junho. Seria necessário atuar em 23 jogos. Com isso, é muito provável que ele retorne ao Esquadrão no meio do ano, quem sabe para aproveitado pelo técnico Roger Machado, ou repassado a outro clube, talvez o Athletico-PR, que demonstrou interesse em Ramires.
De acordo com informação do Jornal Correio, o Athletico Paranaense busca um substituto para o volante Bruno Guimarães, vendido ao Lyon, da França, e o principal alvo é o meia Eric Ramires. Ainda segundo a publicação, o clube do Paraná fez uma proposta de 2 milhões de euros (cerca de R$ 10,5 milhões) pelo atleta de 19 anos. No entanto, a quantia foi considerada baixa e prontamente recusada pela diretoria do Tricolor de Aço.
Revelado nas divisões de base do Esporte Clube Bahia, Ramires despontou na temporada 2018, após chamar a atenção no time de aspirantes e ser promovido ao time principal. Disputou 17 jogos e marcou dois gols na primeira temporada, atraindo olhares de clubes da Europa, exemplo do Arsenal que mandou representante ao Brasil para acompanhar o jogador na Arena Fonte Nova. Outros clubes europeus também demonstraram interesse, além de Palmeiras, Flamengo, Santos e Corinthians. No início de 2019, foi chamado pela Seleção Brasileira Sub-20 para disputar o Sul-Americano da categoria, no entanto, ao retornar, não repetiu as atuações de 2018 e perdeu espaço. Foram 33 partidas e dois gols anotados na segunda temporada.
Em novembro do ano passado, Ramires deixou a Suíça com destino a Salvador para realizar tratamento médico no centro de treinamento do Fazendão. O jogador sofreu lesão no músculo anterior da coxa em sua partida de estreia pelo Basel, contra o Zurique, no fim de setembro. Recuperado, o atleta retornou para Suíça e chegou a atuar no mês passado.