Após se desvincular do Cruzeiro amparado por uma liminar da Justiça do Trabalho, o atacante David está muito próximo de acertar com um novo clube para a temporada 2020. De acordo com o portal Esportes O POVO, o jogador de 24 anos ficou mais seduzido pela proposta do Fortaleza do que a apresentada pelo Esporte Clube Bahia que também tem interesse no atleta. Além do projeto do clube cearense, outro fator determinante é a possibilidade de voltar a trabalhar com o técnico Rogério Ceni. Com isso, a imprensa cearense afirma que o acordo está encaminhado e o atacante está próximo de ser anunciado pelo Leão do Pici.
David seria o quinto reforço do Fortaleza que já contratou o atacante Edson Cariús, o volante Michel e o zagueiro João Paulo. Luiz Henrique, do Flamengo, também foi contratado, mas só deve ser integrado à equipe tricolor no início de fevereiro, depois de disputar alguns jogos pelo Campeonato Carioca.
Recentemente, o técnico Roger Machado admitiu que o Bahia procura um atacante com as características de David: “Não gostaria de falar em nomes porque isso pode vir a atrapalhar uma possível negociação. Mas estamos à procura de um jogador com as características dele. Vitória pessoal pela força e habilidade. É um jogador que combina as coisas e cairia bem no elenco. Deixo para o nosso executivo, Diego [Cerri], para cuidar dessas questões”, disse.
David foi contratado pelo Cruzeiro em janeiro de 2018, depois de se destacar com a camisa do Vitória. Com auxílio do fundo de investimentos do Banco BMG, o time celeste investiu cerca de R$ 10 milhões na contratação do atacante que atuou 71 jogos pelo time mineiro, marcando apenas quatro gols. Pelo Leão, ele atuou em 101 partidas, com 16 gols marcados, e foi bicampeão estadual 2016 e 2017. Em 2017, após ser eleito a revelação da Copa do Nordeste, o atacante também foi decisivo no Campeonato Brasileiro, com seis gols anotados. No Cruzeiro, ainda não vingou. Em 2018, marcou apenas um gol em 22 jogos. Em 2019, foram 48 jogos, com três gols, e muitas críticas por parte da torcida.