Fluminense e Bahia de Feira definidos para estreia do Campeonato Baiano

Campeonato Baiano começa nesta quarta-feira com cinco jogos

Começa nesta quarta-feira mais uma edição do Campeonato Baiano, com cinco jogos, sendo a novidade a presença do Doce Mel, sediado na cidade de Ipiaú, que disputa a competição pela primeira vez após ter sido campeão da Série B do Estadual. O adversário na estreia será o Bahia de Feira, vice-campeão em 2019 e que busca largar bem no torneio, mesmo caso do rival Fluminense de Feira que visita o Atlético de Alagoinhas no Estádio Antônio Carneiro. Os times feirenses querem surpreender no Baianão em 2020 e buscar uma vaga entre os classificados para buscar o título. Edu Silva no Touro do Sertão procurou manter uma base do time que conquistou a Copa Baiana de Aspirantes. Recém-chegados, os experientes Marcelo Nicácio e Kleiton Domingues estão trabalhando forte fisicamente e devem começar no banco.

 

O Fluminense deve estrear com Rodolfo no gol, os laterais Ângelo e Xandi. No meio-campo, Guto, Diego Aragão, Alessandro Azevedo e Rafael Granja, enquanto que o ataque deve ter nova formação com Kel e Henrique. Formação essa utilizada na maior parte das atividades, incluindo a vitória de 1 x 0 sobre o Bahia principal, na última quinta-feira na Cidade Tricolor.

Já o Bahia de Feira, atual vice-campeão baiano deve ter apenas três mudanças em relação à temporada passada. O técnico Quintino Barbosa não confirmou a escalação, no entanto, a defesa é a mesma com Jair, Menezes, Paulo Paraíba e Cazumbá. No meio-campo, a novidade fica por conta do retorno do experiente Diones que foi campeão baiano pelo Bahia de Feira em 2011 e se junta a Capone, Jarbas e Bruninho. Na frente Deon ganha a companhia do estreante Pedro Pires que veio do futebol gaúcho.

Dez clubes disputam o Baianão em 2020, sendo eles: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista. Com pontos corridos, as equipes se enfrentam no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas, sendo que o 1º enfrenta o 4º, e o 2º colocado encara o 3º. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis. Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário