O Cruzeiro mesmo com escudo repleto de estrelas e no peito coberto de medalhas, pela primeira vez na sua história pode embarcar na canoa rumo ao Campeonato Brasileiro da Série B. O time decidiu priorizar outros torneios, praticamente desprezou o Brasileirão e o resultado é que hoje à tarde não depende de si para evitar o inédito rebaixamento. O time encara o desmobilizado Palmeiras no Mineirão precisando vencer, porém vencer é o grande problema do time mineiro no momento. Nos últimos oito jogos não venceu ninguém, sendo derrotado nas últimas quatro partidas. Além disso, precisa que o Ceará, este já veterano no ramo do sofrimento não marque ponto contra o Botafogo no Rio de Janeiro. Claro que ninguém oficialmente anunciará a postura, mas é certo que o time carioca deve ter recebido uma Samsonite branca último modelo e de rodinha repleta de incentivos para complicar a vida do Vovô cearense e facilitar a vida do Cruzeiro.
No entanto, no Futebol, tudo pode acontecer. Era algo imaginável o América-MG precisando de um simples empate para obter o acesso perder para o rebaixado São Bento dentro do Estádio Independência. Fora isto, próprio histórico do Brasileiro após a era dos pontos corridos registra milagres justamente na última rodada e até clube que caiu aos 50 minutos do segundo tempo no último jogo, foi o caso do Coritiba em 2017 beneficiado o Vitória que mesmo perdendo para o Flamengo no Barradão.
Em seis oportunidades uma equipe escapou da zona de rebaixamento na última rodada e evitou a queda para a Série B: Grêmio (2003), Goiás (2007), Botafogo (2009), Fluminense (2013), Figueirense (2015) e Sport (2017).
O mais recente foi Sport que chegou na 38ª rodada na 17ª posição, com 42 pontos, um a menos que Coritiba e Vitória, que estavam fora da zona de rebaixamento. Na última partida, o time pernambucano venceu o Corinthians em casa, por 1 a 0, e escapou da queda graças às derrotas dos rivais diretos – Coxa perdeu fora de casa para a Chapecoense e foi rebaixado; e Vitória perdeu em casa para o Flamengo.