Bahia e Vitória conhecem seus grupos na Copa do Nordeste 2020

Sorteio do Nordestão aconteceu nesta quinta-feira em Aracaju-SE

Foram definidos nesta quinta-feira os grupos da Copa do Nordeste de 2020 em sorteio realizado em Aracaju-SE. Os clubes foram divididos em quatro potes com quatro times cada, que foram distribuídos em dois grupos com oito agremiações, A e B. Os potes foram definidos pelo ranking da CBF de 2019. O Esporte Clube Bahia ficou no Grupo A, ao lado de Sport Recife, Fortaleza, CRB de Alagoas, ABC de Natal, Botafogo da Paraíba, River do Piauí e Frei Paulistano, enquanto o Esporte Clube Vitória figura no Grupo B junto com Santa Cruz, Ceará, CSA, Náutico, América do Rio Grande do Norte, Confiança de Sergipe e Imperatriz do Maranhão.

 

16 equipes estão classificadas para o torneio, que terá o mesmo formato da edição 2019, que teve o Fortaleza como campeão. O Sport-PE, após duas edições ausente, está de volta à competição regional. O regulamento prevê confrontos somente entre times do grupo oposto na primeira fase em turno único. Essa medida foi tomada para que os clássicos estaduais aconteçam obrigatoriamente. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a fase de mata-mata.

CONFIRA OS GRUPOS

GRUPO A: Bahia, Sport-PE, Fortaleza, CRB, Botafogo-PB, ABC, River-PI, Frei Paulistano

GRUPO B: Vitória, Santa Cruz, Ceará, CSA, Náutico, América-RN, Confiança, Imperatriz

Nas quartas-de-final, os times de mesmo grupo se cruzam, com o primeiro colocado enfrentando o quatro e o segundo lugar enfrentando o terceiro. A vantagem de jogar em casa vai para quem tiver melhor pontuação. Tanto nessa fase como nas semifinais, a regra é acontecer jogo único. Na final, partidas de ida e volta definirão o campeão nordestino. A Liga do Nordeste está negociando mais duas datas além das 12 garantidas (oito nos grupos e quatro no mata-mata), para que as quartas e as semis sejam disputadas em dois jogos.

O Fortaleza, atual campeão da competição, venceu pela primeira vez na temporada passada após vencer o Botafogo-PB por duas vezes nas finais. O Ceará também possui uma conquista, de 2015, quando derrotou o Bahia na decisão. O Vitória-BA é o maior campeão do certame, com quatro conquistas (1997, 1999, 2003 e 2010), seguido de Bahia (2001, 2002 e 2017) e Sport (1994, 2000 e 2014), que têm três títulos cada. Campinense-PB (2013), Santa Cruz-PE (2016), América-RN (1998) e Sampaio Corrêa (2018) são os demais campeões, cada um com um título.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário