Baianos no Campeonato Brasileiro da Série D: Triunfo, empate e derrota

Juazeirense venceu, Fluminense de Feira empatou e Jacuipense perdeu

Os três clubes baianos classificados para a 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série D transitaram por todos os resultados possíveis no último sábado quando aconteceu a rodada inaugural do mata-mata. Pior, para o Jacuipense, logo ele que de todos os baianos foi aquele que apresentou o melhor desempenho na 1ª fase, vencendo cinco dos seis confrontos, sofrendo a única derrota para o ASA, quando já estava classificado em primeiro lugar. Porém, todos os clubes do nosso Estado estão nas disputas com chances reais de classificação, inclusive o Jacuipense.

 

JACUIPENSE

Na estreia, o time baiano fez uma péssima partida e não foi páreo para o Central que sem dificuldades venceu pelo placar de 2 x 0 no Estádio Luiz José de Lacerda, na cidade de Caruaru, praticamente encaminhando a classificação. Joelson abriu o placar para os pernambucanos aos 27 minutos do primeiro tempo, aliás, um gol bastante contestado pela comissão técnica da equipe do Jacuipense sob alegação de impedimento, e Diego Palhinha aos 25 do segundo tempo, em arremesso de fora da área que liquidou completamente as pretensões do time baiano. O Leão do Sisal jogou grande parte do segundo com 10 jogadores após a expulsão por reclamação do volante Daniel aos 17 minutos do segundo tempo.

E agora?
O segundo jogo acontece na próxima quinta-feira (20) em duelo agendado para o Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, às 15h. Nesta partida, o Central-PE aceita empate ou até derrota pelo placar de 1 x 0 sem prejuízo para o avanço na competição. O Jacuipense, devolvendo a derrota pela mesma diferença de gols, a decisão será conduzida para as cobranças das penalidades. Para avançar pela via direta será preciso aplicar três a zero.

Se passar enfrenta quem?
O sobrevivente do duelo entre Jacuipense e Central enfrentará o vencedor do confronto entre América-RN e América-PE que se enfrentam pela partida de ida na próxima terça-feira (18) às 19h15. O primeiro jogo acontece na cidade de Paulista do interior de Pernambuco, enquanto o segundo será no dia 23, um domingo, na Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte.

JUAZEIRENSE
A Juazeirense foi o único clube baiano que atuou em casa na rodada e exerceu sua condição de proprietário do mando de campo ao vencer o Atlético Patrocinense-MG pelo placar de 1 x 0, com gol de Clebson, e agora vai defender a vantagem do empate no próximo domingo (23), jogando no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio (MG), onde acontece o jogo de volta. Na hipótese indesejada de derrota pelo mesmo placar, a decisão será nos pênaltis.

Se passar, enfrenta quem?
Superando o obstáculo, a Juazeirense enfrenta o União Rondonópolis do Mato Grosso ou Iporá-GO. O primeiro jogo já aconteceu com o Iporá vencendo pelo placar de 3 x 2, dentro do Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. Os dois times fazem o jogo de volta no próximo domingo, dia 23, no Estádio Francisco Ferreira, o Ferreirão. O Iporá joga pelo empate para seguir em frente. O time Mato-grossense precisa vencer com a diferença de dois gols.

FLUMINENSE DE FEIRA

Já Fluminense de Feira estreou na 2ª fase enfrentando o Salgueiro, clube que já havia enfrentando em duas oportunidades na fase de grupos e novamente a partida foi encerrada sem vencedor como ocorreu nos jogos anteriores. Atuando no Estádio Cornélio de Barros, no Interior de Pernambuco, o Touro do Sertão saiu na frente logo aos 10 minutos com um gol de Peixoto, fez um grande primeiro tempo, mas na etapa complementar caiu de produção e Muller Fernandes batendo e convertendo penalidade máxima empatou para o Carcará de Pernambuco.

E agora?
O segundo e decisivo jogo entre os clubes acontece no feriado da próxima quinta-feira (20), agora no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, às 17h. Quem vencer, avança. Novo empate por qualquer placar, a decisão vai para os pênaltis.

Se passar enfrentar quem?
O clube classificado enfrentará na próxima fase o vencedor do confronto entre a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) e Itabaiana. O primeiro jogo aconteceu neste domingo com o triunfo do ASA pelo placar de 2 x 0 com gols marcados por Alef Manga e Dinda, em jogo realizado no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

ASA e Itabaiana voltam a se enfrentar no próximo sábado (22), às 20h. O jogo de volta está marcado para o Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana. Na Série D, como não existe o critério do gol qualificado fora de casa, o time alagoano pode perder até por um gol de diferença. Se o Itabaiana bater o adversário por dois gols de diferença, a vaga vai ser definida nos pênaltis.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário