O Esporte Clube Bahia estreia na Copa do Brasil 2019 nesta quarta-feira (13), diante do Rio Branco, na Arena da Floresta, no Acre, marcado para iniciar às 22h30 no horário de Salvador. Por ser melhor ranqueado na CBF, o Esquadrão joga pelo empate para avançar de fase. Obtendo êxito, o Tricolor enfrenta o Santa Cruz de Natal que despachou o Tupi vencendo por 1 a 0, na última quarta-feira (6), na Arena das Dunas.
O elenco do Bahia finalizou a preparação nesta terça-feira com treinamento na Arena da Floresta, palco do jogo desta quarta-feira (13). Segundo a assessoria do Bahia, no final da tarde desta terça-feira (12), por volta das 17h (horário local), os jogadores iniciaram o período de atividades com a realização da liberação miofascial, ainda no vestiário do estádio.
Em seguida, já sob comando de Enderson Moreira, os atletas participaram de uma atividade técnica em campo reduzido, com o grupo dividido em três equipes.Na parte seguinte, usando apenas uma das metas, o comandante orientou os lances de cruzamentos e finalizações. Na parte final teve um novo exercício de fundamentos, mas apenas com chutes da entrada da grande área. O grupo retornou para o hotel depois do treino e deu continuidade ao período de concentração.
As equipes já se enfrentaram no longo da história apenas em duas oportunidades. As partidas aconteceram no já distante ano de 2007 quando o Bahia disputava o Campeonato Brasileiro da Série C, aliás, de triste lembrança. Na primeira partida, na Fonte Nova, em Salvador, o Esquadrão venceu por 2 x 1. No jogo de volta pelo segundo turno, agora no Acre e na mesma Arena da Floresta, o Tricolor saiu na frente, mas acabou derrotado pelo placar de 3 x 2. No entanto, no final das contas, o Bahia obteve o acesso para Série B após vencer Fast de Manaus.