Desacreditado, Vitória estreia na Copa do Nordeste contra o CSA em Maceió

CSA x Vitória: Hoje, às 21h30 pela 1ª rodada da Copa do Nordeste 2019

Depois de encerrada as férias e a pré-temporada subsequente, começa nesta terça-feira a Copa do Nordeste, torneio que abre o calendário do futebol brasileiro e como sempre chega trazendo boas expectativas notadamente pelo ajuste no regulamento que este ano terá dois grupos com oito times cada, onde as equipes do Grupo A irão enfrentar as do Grupo B em turno único.

Os quatro primeiros times de cada grupo irão se classificar para a fase seguinte do torneio. Já é um avanço, no entanto, a Copa do Nordeste ainda não chegou ao seu formato ideal, porém, caminha ano a ano em busca do aperfeiçoamento.

A competição começa com três jogos, com destaque especial para Esporte Clube Vitória que faz sua estreia longe de casa enfrentando o agora revigorado Centro Esportivo Alagoano (CSA) que saiu do NADA para desembarcar em apenas três anos na primeira divisão do futebol brasileiro, após encerrar a temporada passada na vice-liderança do Brasileiro da Série B, sendo superado apenas pelo também nordestino Fortaleza, aliás, este aparece com um dos principais obstáculos para o Esporte Clube Bahia na busca pelo tetracampeonato da competição.

Apesar de ser o maior vencedor da competição com quatro títulos conquistados, sendo o último no já distante ano de 2010, quando venceu o ABC no Estádio do Frasqueirão em Natal, o Vitória sempre apontado como favorito, este ano entra na competição como apenas MAIS UM sem quaisquer expectativas positivas e pouco acreditado.



Com rebaixamento no ano passado, o clube entra no processo de readequação e enfrentamento da nova realidade financeira, afinal, a queda trouxe como consequência além do natural desamparo moral, uma redução significativa das receitas. Soma-se a isto, certa turbulência e intranquilidade política com insatisfação da torcida, pedido de renúncia e até ameaça de impeachment em manobra frustradas de alguns conselheiros em um passado recente e ontem à noite com o desligamento do diretor de futebol Jorge Macedo.

Toda essa inquietação produz um cenário que no primeiro momento não autoriza acreditar que o Leão venha obter êxito na competição, ainda com toda a imprevisibilidade do futebol e sua tradição e status de ser um dos grandes do Nordeste.

Para completar um quadro, a direção optou até então, por contratações modestas em numa iniciativa esquisita, decidiu entrar na maior competição regional do Brasil fazendo experimentos com um time SUB-23, poupando até mesmo o treinador Marcelo Chamusca, reduzindo para a casa do quase nada as chances de conquistar os seus primeiros três pontos na competição e assim será nas próximas rodadas.

O Vitória deve entrar em campo com Caíque; Cedric, Gabriel, Bruno Bispo e Hebert, Luan Silva, Jhemerson, Luan Ferreira e Nickson e Eron.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário