Para quem acha que grandes clássicos de futebol ficam restritos ao eixo Rio-São Paulo, pode se surpreender ao saber que a rivalidade entre os dois maiores times de Salvador já dura quase 90 anos e atrai milhares de torcedores apaixonados aos estádios.
Conhecido como Ba-Vi, a clássica partida entre os times do Bahia e do Vitória aconteceu pela primeira vez em 1932, num jogo de apenas 20 minutos, que fazia parte de um torneio preliminar ao Campeonato Baiano.
Os times vivenciavam fases distintas, sendo o Bahia um time recém-formado, cheio de energia e motivação, enquanto o Vitória, já desgastado pelo tempo e ausente de campeonatos expressivos, foi derrotado, sendo o placar final de 3 x 0.
Uma breve história do Esporte Clube Bahia
Fundado em janeiro de 1931, na cidade de Salvador, o também conhecido “Esquadrão de Aço” é detentor de 2 títulos de campeão brasileiro e já levantou a taça 47 vezes pelos torneios estaduais.
O Esporte Clube Bahia foi o primeiro clube brasileiro a disputar a Taça Libertadores da América, em 1960.
Uma breve história do Esporte Clube Vitória
Fundado em maio de 1899, na cidade de Salvador, o também conhecido “Leões da Barra”, foi um dos primeiros times de futebol a ser instituído no país e é o maior campeão da Copa do Nordeste, com 5 vitórias.
O Esporte Clube Vitória já venceu o Campeonato Baiano 29 vezes.
Como a rivalidade começou
O Bahia nasceu com o intuito de ser um time de futebol profissional, enquanto o Vitória iniciou suas atividades com o críquete, incluindo posteriormente o futebol, o atletismo, a natação e o remo, como modalidades praticadas pelos membros da agremiação.
O Vitória se tornou efetivamente um time de futebol profissional na década de 50, com a popularização dos dois clubes e o crescimento exponencial das torcidas. Assim, a partir desse período, as partidas começaram a ganhar um caráter de rivalidade que só aumentou ao longo dos anos.
A maior goleada do Bahia sobre o Vitória ocorreu em 1939: 10 x 1.
A maior goleada do Vitória sobre o Bahia ocorreu em 1948: 7 x 1.
O Bahia venceu o Campeonato Brasileiro em 1988 e isso foi a motivação que faltava ao Vitória para reagir e se tornar um adversário à altura. A partir daí, os campeonatos estaduais se tornaram cada vez mais acirrados e o Ba-Vi se consagrou como um espetáculo do esporte.
Atualmente, o Ba-Vi atrai multidões aos estádios, gerando ampla repercussão nacional. O jogo entre os dois clubes foi destacado em 2016 por uma revista inglesa, especializada em esportes, como um dos 50 maiores clássicos de futebol do mundo, sendo o quarto maior do Brasil.
Independentemente do seu clube do coração, paixão por futebol não se explica, apenas se sente. Seja nos grandes estádios, em casa reunidos com a família em torno da televisão; em bares e restaurantes com os amigos, tomando uma cerveja gelada e apostando na vitória do seu time; o que realmente importa é que essa rivalidade seja saudável e consciente, que não seja levada para além dos limites da diversão. Veja aqui.