Depois de 10 jogos, com 6 triunfos, 2 empates e 2 derrotas (entre fase de grupos, quartas e semi), o Esporte Clube Bahia alcançou mais uma final de Copa do Nordeste, onde busca o bicampeonato e o quarto título da famosa ‘Lampions League’. Em 2017, o Esquadrão bateu o Sport-PE para conquistar o tricampeonato, e este ano terá uma decisão inédita de 180 minutos diante do Sampaio Corrêa, primeiro clube do maranhão a chegar numa finalíssima de Nordestão.
Os primeiros 90 minutos serão disputados em São Luís do Maranhão, às 21h45 desta quarta-feira (04), com promessa de grande público no Estádio do Castelão, mando de campo do Sampaio Corrêa. O segundo, decisivo e derradeiro confronto acontece no sábado (07), às 17h45, na Arena Fonte Nova. Esta será a primeira grande decisão do técnico Enderson Moreira que chegou ao clube em junho e comandou o tricolor apenas em dois jogos pelas semifinais, eliminando o Ceará (1×0 lá e 0x0 aqui).
VEJA AS CAMPANHAS DOS FINALISTAS:
O Esporte Clube Bahia iniciou o torneio com o pé esquerdo, perdendo para o Botafogo-PB em plena Fonte Nova (0x1), mas se recuperou à tempo e encerrou a primeira fase na liderança com 12 pontos, e um aproveitamento de 66,7% (4 triunfos e 2 derrotas, 11 gols marcados e 5 sofridos). Nas quartas, voltou a se encontrar com o Botafogo-PB. Venceu por 2 a 1 no Almeidão e empatou sem gols em Pituaçu. Da mesma forma despachou o Ceará, vencendo fora e empatando em casa, chegando assim na segunda final consecutiva de Copa do Nordeste, a terceira final nos últimos 4 anos.
Na atual temporada, o Esquadrão disputou 38 jogos, venceu 20, empatou 8 e perdeu 10. Anotou 58 gols e sofreu 31. Além da finalíssima do Nordestão, o Bahia está na 2ª fase da Copa Sul-Americana e nas oitavas da Copa do Brasil, porém, na Série A se apresenta como primeiro integrante da zona perigosa, em 17º com 12 pontos.
Já o Sampaio Corrêa, também finalizou a frase de grupos na segunda posição, com 50% de aproveitamento e 9 pontos conquistados (2 vitórias, 3 empates e 1 derrota, 7 gols marcados e 3 sofridos). O líder da chave foi o Ceará, com 13. Nas quartas, o time maranhense foi o carrasco e algoz do Vitória, e após vencer por 3 x 0 no Maranhão, segurou o empate sem gols no Barradão e assim avançou à fase semifinal, onde novamente largou na frente vencendo o ABC em São Luís por 1 x 0. Nos 90 minutos finais, em duelo marcado por confusões que durou até os 70 minutos no segundo tempo, a Bolívia Querida empatou em 1 a 1 e chegou na final inédita do torneio.
Na atual temporada, o Sampaio Corrêa disputou 32 jogos, venceu 13, empatou 9 e perdeu 10. Marcou 37 gols e sofreu 26. Na Série B, o time maranhense aparece uma casa acima do Z-4, na 16ª posição com 14 pontos.