Após ser emprestado ao Grêmio no início da temporada 2018, o meia Maicosuel não teve seu contrato renovado pelo clube gaúcho e retornou ao São Paulo, no entanto, já foi avisado que não será utilizado e deve mais uma vez deixar o Morumbi. O destino ainda é incerto, mas provavelmente retorne ao futebol do exterior, de acordo com o diário Lance!, afirmando que equipes da Arábia Saudita demonstraram interessa na sua contratação.
Maicosuel tem contrato até 2020 com o São Paulo, que desembolsou R$ 3,5 milhões para tirá-lo do Atlético-MG no ano passado, porém, não deslanchou no clube paulista e pouco foi aproveitado. Ao todo, disputou apenas 9 jogos, sendo um deles em 2018, e um único gol marcado.
O contrato de empréstimo com o Grêmio era de seis meses, renováveis por mais seis. No entanto, com apenas 12 jogos disputados, não convenceu o técnico Renato Gaúcho, que não solicitou a sua permanência. Em 2016, Maicosuel, hoje com 32 anos, chegou a ser emprestado ao Al Sharjah, dos Emirados Árabes, onde disputou 34 jogos e anotou 10 gols.