Presidente da CBFDV concede entrevista exclusiva ao Futebol Bahiano

Chapoka falou sobre o crescimento do Futebol Digital

Ao longo dos anos, o Brasil tem se tornado uma das potências mundiais no futebol digital, o que antes era dominado pelos europeus agora os brasileiros estão causando um certo alvoroço no mundo. Com a conquista do último mundial, conquistado pelo jogador do Santos “Guifera”, a Europa passou a olhar com mais atenção o estilo dos jogadores brasileiros. Esse ano os jogadores da Ferroviária de São Paulo “Henryquinho” e “Felipe Mestre” já conseguiram vaga para o mundial e nos representará, assim como o “Guifera”, ultimo campeão do mundial.

O Futebol Bahiano conversou com o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), Wanderson “Chapoka” Ribeiro.

Veja abaixo na íntegra:

Boa tarde, Presidente. Que honra poder entrevistá-lo. O senhor que é uma das pessoas mais influentes e queridas do futebol nacional, obrigado por nos conceder essa entrevista. Presidente, o Brasil está ficando cada vez mais forte no futebol digital, jogadores como Henryquinho e Guifera estão virando referências não só nacional, mas mundial. Como foi o processo para essa evolução e como o senhor vê esse crescimento?

Não podemos esquecer dos demais jogadores que também contribuem para isso, inclusive quero abrir um espaço aqui pra citar também o Felipe Mestre que é um dos finalistas do Mundial, apesar dele ainda não ter se filiado esse ano à nova  Federação Paulista de PES que é vinculada a CBFDV, mas o Felipe foi formado através dos Campeonatos proporcionados pela CBFDV em todo o Brasil, além de ser o penta Campeão Paulista da modalidade e um exímio atleta de Pro Evolution Soccer cogitado até a  ser contratado pelo Corinthians como jogador profissional de e-sports.

Quanto ao cenário do pro Evolution Soccer hoje no Brasil se deve ao trabalho de resgate que foi realizado em 2017 assim que assumi a Presidência, eu e Jr. Kid, presidente de honra da CBFDV, traçamos uma nova estratégia de resgate desses jogadores que estavam  desmotivados com o Futebol Digital, e também se deve ao nosso gênio da Fox Engine e eterno Campeão Guifera que abriu as portas para gente  com o título que ele conquistou no E-Brasileirão e logo após o Campeonato Mundial.

Essa conquista dele  fez com que fôssemos inseridos no cenário mundial do Pro Evolution Soccer e digo que não foi só pelo Brasil mas na América Latina também, com o Jhona Kra do Peru que ficou em terceiro no Mundial de 2017 contribuiu para o fortalecimento do PES e fez com que o mundo percebesse que nós tínhamos os melhores jogadores do Mundo assim como temos no futebol real também, mas tudo isso começou através do trabalho de 12 anos pelo Presidente de honra da CBFDV,  Jr Kid que praticamente inseriu nossos jogadores brasileiros no Mundial em 2010. Pois antes disso havia apenas o Campeonato Europeu realizado pela Konami, mundial mesmo foi após a visita do nosso presidente nesse campeonato Europeu em 2009 e levou o Campeão Brasileiro nesse evento.

Ao final do campeonato Europeu nosso campeão Brasileiro na época o Marcos Cruel realizou uma partida amistosa contra o jogador europeu que tinha acabado de vencer o campeonato e carimbamos a faixa dele. Nascia ali o projeto de um Campeonato Mundial inserindo outros países da América Latina e de outros continentes.

Hoje com a parceria da Konami com a CBF nos deu uma visibilidade muito grande, pois são nossos atletas que comandam esse cenário do Futebol Digital, Guifera, Henrique, Mestre, Valber, Rudy, Alemão, Pedrinho, Buzz, nego Jr, Josiel e muitos outros espalhados no Brasil inteiro é que sempre estão nas cabeças de todo campeonato e nos  representando nos campeonatos nacionais e  internacionais.



Com o crescimento da modalidade, clubes vêm surgindo com a Ligo E-Sports, MVG e outras mais pelo Brasil, além de clubes de futebol estão engatinhando nessa modalidade. Como o senhor vê este tipo de crescimento e se há apoio formal da CBFDV para essa formação?

Cara, vejo com bons olhos, pois ninguém faz nada sozinho, estamos arrumando a casa, esse ano estamos reformulando toda CBFDV e na medida do possível devo aproveitar toda ajuda possível. No momento estou empenhado na realização do campeonato Brasileiro da entidade e trabalhando nessa reformulação, assim que as coisas ficarem mais tranquilas, quero reunir todos e conversaremos sobre o melhor caminho pra CBFDV ajudar vocês e vocês ajudarem a gente também.

Um Brasileiro bem disputado, com ótimas premiações e grande visibilidade. É isso o que a CBFDV está procurando ou há algo mais que o senhor possa nos contar?

Cara, a intenção é poder sempre trazer algo não só com premiações atraentes, mas trazer também experiencias sobre o Futebol Digital e mesclar isso com o Futebol Real. A CBFDV quer mostrar o caminho pra que um jogador considerado normal pra se transforme em um profissional de Por Evolution Soccer. Estamos há 13 anos realizando esse trabalho, mas agora queremos dar ênfase nisso, cada federação no brasil estará empenhada em proporcionar isso aos seus membros, dar a chance deles se tornarem profissionais. O Henrique por exemplo começou a ser trabalhado em 2015, em apenas 3 anos de trabalho ele se tornou um dos melhores do mundo. Então esse trabalho será a nossa prioridade, não só com campeonatos com prêmios atraentes, mas mostrar o caminho e fazer com que esse atleta sinta orgulho de fazer parte da CBFDV.

Para o atleta hoje fazer parte da CBFDV, basta ele entrar no site www.cbfdv.org e procurar a federação ou associação parceira da CBFDV do seu estado.

Esse ano começamos o processo de filiação e a maioria dos estados aderiram ou estarão em processo, mas pra 2019 esse credenciamento será feito diretamente pela CBFDV. Mas até lá você pode entrar no site acima, ou então pode me procurar no 31- 9 9208-6660 que terei o prazer de atender a todos. Esse é o meu contato pessoal, whatsapp inclusive, só me chamar lá que a gente bate um papo bacana.

Quero agradecer ao Futebol Bahiano pela oportunidade de contar um pouquinho da história da CBFDV, acho muito importante que os que estão começando agora saiba que muita gente se desdobrou, se empenhou ao longo dos anos pra chegar o que temos hoje, então vamos valorizar o trabalho porque não é fácil. Tanto a Konami quanto a CBDFV, Federações, Ligas associações, todas estão empenhadas em fazer o melhor pra vocês, nem sempre conseguimos agradar a todos, mas sempre estaremos no intuito de melhorar. Como sempre digo, um passo de cada vez, mas sempre pra frente!

Por: Ariovaldo Sant’Ana

 

Autor(a)

Deixe seu comentário