BA-VI: Confusão começou após declarações insensatas de atleta do Bahia

"Nenhuma discussão é imotivada. Quanto mais uma briga com agressão física..."

Texto: Marcos Guimarães

Pós-Batalha: Hora de recolher as cinzas e arrumar a casa

O futebol baiano não aprende mesmo. E tudo começou para mim a partir de declarações insensatas de um jogador do Bahia, via redes sociais. E alguns, até mesmo o próprio presidente do Bahia que de ingênuo não tem nada, declarou minimizando que tal fato possa ter sido o estopim para a alteração dos ânimos dos jogadores dentro de campo no último domingo. Aí eu me pergunto: Como uma potência como a Rede Globo de Televisão dá créditos para as redes sociais e o Bahia que assim como o Vitória são duas formigas perto da Rede Globo de Televisão devem desprezar o poder que existe nas redes sociais? Negativo. Refiro-me à demissão do jornalista William Waack a partir de um suposto vídeo racista divulgada em redes sociais por um ex funcionário da Globo mesmo após mais de um ano do fato ocorrido.

Agora é hora de recolher as cinzas e os homens que dirigem o futebol colocar um “freio” de preferência a disco ventilado com Abs nas línguas de seus jogadores. Nenhuma briga e nenhuma confusão nasce por acaso. O Sr. Vinicius parece que ignorava as consequências até a hora do jogo de acordo com suas palavras dizendo :”Domingo é lá no BarraLixo com as mães e as irmães delas kkkkkkkk”. Então ele acha que dos 11 homens do outro lado alguns não iam ficar engasgados? Desconhecer o fato de que só iam esperar uma oportunidade para fazer algo?

Eu iria dizer textualmente como reagiria. Mas vou me reservar de falar algo pois é algo que não vale a pena, ao mesmo tempo, não vem ao caso. Mas digo que certamente muitos jogadores rubro-negros dentro de campo estavam aguardando uma oportunidade para pegar o cara. Uma coisa é a gente zoar o time adversário, isso é válido, mais que válido. Outra bem diferente é zoar o time adversário usando familiares e através de uma mensagem genérica. Por que ele disse e mais claro impossível: “Domingo é lá no BarraLixo com as MÃES e as IRMÃES deles kkkkkkkkkk” conforme foi comentado pelo André Risek do Sportv. E pior. Dando risada. Alguns vão interpretar sem maldade. Mas outros?

Diante de tudo isso eu me pergunto: Quem pode afirmar que as confusões que aconteceram mais cedo no mesmo dia na Baixa dos Sapateiros não tiveram também essa declaração irresponsável e sem sentido nenhum como motivador para o conflito entre as torcidas?

No tempo em que não existia ainda Facebook e o Orkut estava bombando aconteceu uma morte de uma mulher em São Paulo por causa de uma foto divulgada via Orkut de uma suposta criminosa. A mulher foi linchada e depois que foi feita uma apuração foi descoberto não se tratar da suposta criminosa que ora tinha sido divulgado. Soube que 3 pessoas foram presas na época devido a esse linchamento.

Então pessoal, vamos ter cuidado com aquilo que é dito em redes sociais e principalmente com o que é divulgado. O que aconteceu com o Vinicius não tem outra motivação para a briga que aconteceu senão a declaração infeliz que ele fez via redes sociais xingando familiares dos jogadores. Apesar da mensagem parecer ter sido exclusivamente direcionada aos jogadores rubro-negros, podemos ampliar a mesma já que ele poderia se referir aos torcedores rubro-negros também. Felizmente não aconteceram nenhuma confusão na rua.
Então a minha conclusão é esta.

Nenhuma discussão é imotivada. Quanto mais uma briga com agressão física.

E aí? É para ficar calado?

Fica aí a mensagem para a reflexão de todos.

Marcos Guimarães, torcedor do Vitória, amigo e colaborador do Futebol Bahiano.



Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário