Após denúncia, Procurador do TJDF endossa: “Vitória prejudicou duas equipes”

O primeiro julgamento já tem data marcada e será na próxima terça

Ainda que seja difícil acreditar na possibilidade de rebaixamento no Campeonato Baiano após os incidentes no BAVI do último domingo, o Esporte Clube Vitória está em maus lençóis. Após o procurador Hermes Hilarião Neto denunciar o clube e pedir a desclassificação e/ou rebaixamento da competição estadual, o ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia e atual procurador geral do órgão, Ruy João, que DIZEM ser torcedor rubro-negro, endossou o discurso de Hermes e afirmou que são pertinentes.

Sobre o pedido de rebaixamento, Ruy João explicou que o procurador seguiu o que determina o regulamento da FIFA e existe sim a chance dessa punição ao Vitória. Ruy destacou que o Leão acabou prejudicando duas equipes (Jequié e Fluminense) e que isso cabe o rebaixamento, porém, após uma provável punição, o clube pode recorrer. Ele ainda explicou como será o andamento do processo.

“Na denúncia ficou muito claro que o Vitória prejudicou duas equipes. Se houvesse empate, o Bahia não teria ultrapassado Jequié e Fluminense. Isso tem como consequência a desclassificação, que está prevista no do CBJD. Outra coisa é o rebaixamento. Está previsão está no regulamento disciplinar da FIFA. No regulamento do Campeonato Baiano, no seu artigo primeiro, tem dizendo que se aplica o regulamento disciplinar da FIFA. E esse regulamento diz que o clube que provocar o final de uma partida de maneira proposital, conduta do Vitória, é punido com o rebaixamento na competição”.

“Para o julgamento em primeira instância, será sorteada uma Comissão Disciplinar, que é composta por auditores que farão esse primeiro julgamento. Após o julgamento, os que forem punidos poderão recorrer, o que levará a um segundo julgamento, desta vez no Tribunal Pleno, onde o processo será julgado por outros nove auditores. E após esse segundo julgamento, ainda há a possibilidade de novo recurso, desta vez para o STJD, que é a terceira instância. Mas, posso garantir que esse campeonato não acabará sem o processo ser todo julgado. O primeiro julgamento já tem data marcada e será na próxima terça-feira (27)”.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário