Líder e tranqüilo no Campeonato Baiano 2018, o Esporte Clube Vitória esquece o torneio Baiano e se dedica exclusivamente na Copa do Nordeste, torneio do qual é o maior Campeão.
O Vitória estreou com o pé direito na competição regional, vencendo Globo por 2×1, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira (1) o adversário será Ferroviário-CE, às 21h15 (horário de Salvador), no Barradão. O Vitória divide a liderança do Grupo B com o ABC de Natal, ambos com 3 pontos. O adversário do Leão estreou na competição sendo derrotado pelo ABC pelo placar de 3 x 1 no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza. Já pelo Campeonato Cearense, o Ferroviário-CE, equipe que não recordo ter enfrentando o Bahia e Vitória ocupa a 3ª posição, na frente do Fortaleza e Floresta que lideram o campeonato local.
Visando o jogo desta quinta-feira, o técnico Mancini comandou dois tipos de trabalho. Primeiro, duelos de 1 contra 1 e 2 contra 2, com objetivo de aumentar a força muscular. O comandante concluiu com atividade em campo reduzido, separando os atletas em dois times de oito integrantes, cada. Para a realização do treino no campo, o técnico solicitou três jogadores da base: o goleiro Diego, o zagueiro João Pedro e o atacante Eron, vice-artilheiro da Copa São Paulo, com cinco gols.
Resultados 1ª rodada
Confiança 1 x 1 Santa Cruz
GLOBO 1 x 2 Vitória
Treze 1 x 2 CRB
Salgueiro 0 x 2 Ceará
Náutico 1 x 1 Altos
Ferroviário 1 x 3 ABC
CSA 1 x 1 Sampaio Corrêa
Bahia 0 x 1 Botafogo-PB
Regulamento
A edição 2018 marca a reforma no formato promovida pela Liga do Nordeste. Depois de três temporadas com o mesmo formato, a fase de grupos foi reduzida de 20 para 16 times, com o número de jogos caindo de 60 para 48. O critério de classificação não sofreu modificação, tendo o avanço dois melhores colocados de cada chave. Os times continuarão se enfrentando em jogos de ida e volta dentro dos seus grupos.
Grupos:
Grupo A: Santa Cruz, CRB, Confiança e Treze
Grupo B: Vitória, ABC, Ferroviário-CE e Globo
Grupo C: Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e Náutico
Grupo D: Ceará, Sampaio, Salgueiro e CSA