Vitória no POTE A do sorteio desta sexta-feira da Copa da Brasil 2018

As duas primeiras fases da competição serão disputadas em partidas únicas

Com a definição do campeão da Copa Sul-Americana a Copa do Brasil 2018 teve todos os seus participantes confirmados. O vice-campeonato do Flamengo no torneio sul-americano garantiu ao América-MG, campeão da Série B 2017, lugar direto nas Oitavas de Final.

Já o Atlético-MG disputa a competição desde a Primeira Fase. Nesta sexta-feira (15), às 15h, acontece o sorteio dos confrontos da Primeira Fase e a CBF divulga os critérios para a composição dos potes que revelarão os duelos. O Estado da Bahia este ano terá 4 representantes. Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Vitória, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista. Sendo que o Bahia entra oitava de final por ter sido Campeão da Copa do Nordeste 2017.

Os 80 clubes participantes serão ordenados de acordo com a sua posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF e divididos em oito grupos de dez clubes, que serão identificados de A a H. Os dez clubes melhores ranqueados farão parte do grupo A, os dez próximos do B e assim sucessivamente.

O sorteio para a definição do posicionamento de cada clube no Diagrama de Fases obedecerá a seguinte sequência de grupos: A, B, C, D, H, G, F e E. Os confrontos serão entre os clubes dos seguintes grupos: A x E, B x F, C x G e D x H.

Um pote com 10 bolas numeradas de 1 a 10 definirá em qual chave do Diagrama o clube se posicionará.

Mandos de campo

As duas primeiras fases serão disputadas em partidas únicas. O mando de campo na Primeira Fase pertencerá ao clube de posicionamento inferior no Ranking da CBF. Já na Segunda Fase, o mando será definido por meio de sorteio, que também será nesta sexta-feira (15). Portanto, o vencedor do confronto da Primeira Fase já saberá se atuará como mandante ou visitante na etapa seguinte.

Confira a disposição de clubes e seu respectivo pote no sorteio:

POTE A: Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Internacional, São Paulo, Fluminense, Sport, Ponte Preta, Coritiba e Vitória

POTE B: Figueirense, Atlético-GO, Goiás, Avaí, Santa Cruz, Paysandu, Ceará, Paraná, Criciúma e Joinville

POTE C: ABC, Náutico, Juventude, Bragantino, CRB, Oeste, Boa, Sampaio Corrêa, Londrina e Vila Nova

POTE D: América-RN, Botafogo-PB, ASA, Cuiabá, Salgueiro, Confiança, Remo, CSA, Rio Branco e Ituano

POTE E: Globo, Santos-AP, Caxias, Madureira, Caldense, Boavista, Aparecidense, Nacional, Atlético-AC e Parnahyba

POTE F: São Caetano, Novo Hamburgo, Ceilândia, Altos, URT, Treze, Itabaiana, Brusque, Sinop e Fluminense De Feira

POTE G: São Raimundo, Vitória Da Conquista, Brasiliense, Cordino, Real Ariquemes, Independente , Interporto, Dom Bosco, Nova Iguaçu e Cianorte

POTE H (sem ranking): Internacional De Limeira, Uberlândia, Aimoré, Tubarão, Ferroviário, Floresta, Manaus, Corumbaense, Novoperário e Atlético Itapemirim