Contratações: Bahia utiliza tecnologia para diminuir a margem de erro

Diretor trabalha junto ao Departamento de Análise de Desempenho (DADE)

De uns anos para cá, o Bahia mudou totalmente sua política de contratações. Se antes, contrata 50 em janeiro e dispensava a metade em dezembro, agora o pensamento é trabalhar de forma pontual, como aconteceu em 2017, mantendo a base de 2016 e trazendo atletas pontuais. Envolvido com esse planejamento, o diretor de futebol, Diego Cerri pega no batente para acertar com os primeiros reforços para 2018 e destacou que a montagem do elenco será semelhante ao desse ano.

De acordo com o dirigente, as contratações serão feitas para serem encaixadas em um estilo de jogo já definido em parceria com o Departamento de Análise de Desempenho (DADE), tecnologia que tem ajudado na escolha dos reforços e diminui bastante a margem de erro. Erro sempre terá, porém, menos do que quando feita de forma desenfreada atirando para todo lado. Diego Cerri afirmou que o Bahia não contrata olhando o passado do jogador e sim o presente.

“Acho que não tem como mudar perfil em relação ao que trabalhou em 2017. O Bahia vinha trabalhando, talvez, de maneira diferente em 2015 e 2016. A gente procurou montar equipe de força, transição rápida, com técnica para jogar compacta, junto, usando a velocidade. Acho que não tem como a gente mudar muito isso. Temos que continuar com esse perfil e buscar atletas para se enquadrar nisso”

“Sem dúvida que hoje a gente não pode fechar olhos para facilidade que tem com a tecnologia. Trabalho que, além de fazer mapeamento do mercado, conta com representantes dos atletas, como foi o caso de alguns jogadores que vieram emprestados esse ano. A gente tem que procurar ver os detalhes dos atletas, como eles estão atuando nos campeonatos mais recentes. Não adianta ficar olhando para o passado dele, há três, quatro anos. Peço para o nosso Departamento de Análise de Desempenho (DADE) observar os detalhes. O que cabe a nós estudar e ter dedicação nesse trabalho minucioso para diminuir a margem de erro”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário