Copa do Nordeste: Apenas o Sport-PE ausente em 2018

Após anúncio da saída do Sport-PE e Náutico da Copa do Nordeste houve certo receio que competição de maior prestigio e interesse do primeiro semestre do Brasil fosse esvaziada em competitividade e obviamente perderia recursos, afinal nenhum patrocinador relevaria a saída dos clubes mais populares do Nordeste, como o Sport-PE, inclusive sendo ele, o que melhor representante da região no Campeonato Brasileiro da Série A, o Náutico, esse talvez não.

Porém, depois da poeira assentada a Copa Nordeste continua firme, não houve a profetizada adesão a proposta e iniciativa do presidente do SPORT-PE. Dos 16 clubes fundadores da Liga do Nordeste, 13 não foram seduzidos ou tiveram qualquer sensibilidade com a rebeldia do rubro-negro de Recife. Um ainda não tomou a decisão, e assim, apenas o Sport-PE será o único ausente da competição, já que o Náutico não obteve a classificação no estadual desde ano.

A posição do Sport-PE foi vista pelo amigo e tricolor E-Silva como erro. E questiona. O que eles vão ganhar com isto? E explica.

Novamente a Globo usa da estratégia de dividir para conquistar, e os clubes pernambucanos, em especial o Sport-PE, novamente, caindo nessa armadilha. Eles estão tomando o mesmo caminho que tomaram a 15 anos atrás, junto com o Bahia, quando romperam com o Campeonato do Nordeste, se aliando à CBF/Globo. E o que ganharam com isso? Nada.

Antes dessa medida extrema, era preciso que lembrassem como a Copa do Nordeste chegou até aqui, se não fosse pela persistência do Esporte Interativo e da Liga do Nordeste, que lutaram na justiça contra a CBF, não haveria Copa do Nordeste hoje. A CBF só garantiu o torneio por 10 anos (2013 a 2022), porque perdeu em todas as instâncias do judiciário e teria que pagar quase 50 milhões de multa por ter acabado com um campeonato que tinha vários contratos vigentes.

Se em 2022, fim do contrato, a Copa do Nordeste não se tornar forte o suficiente, eles vão fazer a mesma coisa que fizeram antes, acabarão com ela e voltarão aos falidos estaduais das Federações, e dessa vez não terá nenhuma multa que os obrigue a trazê-la de volta.

Sobre a briga Globo x Grupo Turner, a Copa do Nordeste tem uma vantagem importante com o Esporte Interativo, que é a exposição nacional dos jogos. Se fosse na Globo, esses jogos estariam limitados aos canais abertos das emissoras regionais. Duvido que o SporTV, canal fechado da Globo, deixasse de mostrar um jogo do campeonato paulista ou carioca para exibir a Copa do Nordeste em seus canais, e muito menos se comprometesse a exibir todos os jogos do Nordestão, como faz o Esporte Interativo.


O movimento que os clubes fizeram foi o correto, isolando os desertores mas deixando uma ponte para que eles possam voltar. A Copa do Nordeste sem os pernambucanos se enfraquecerá, isso é fato, mas eles perderão muito mais com o Campeonato Pernambucano.

E. Silva, torcedor do Bahia e amigo do Blog.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário