Vitória é o nordestino que mais jogou e pontuou na Série A

O Globoesporte disponibilizou  um Almanaque do Brasileirão com algumas curiosidades sobre a competição na sua edição 2017, como o jogador mais pé-frio, o pé-quente, o mais alto e mais baixo, o time que fez mais gols na era dos pontos corridos e o que pontuou mais, entre outros dados interessantes. Destaque para o goleiro Caíque, do Vitória, considerado o atleta mais alto da Série A com 1,98 de altura, enquanto o “nanico” é Vladimir Hernández, atacante colombiano do Santos de 1,60m. O Botafogo é o tem o time mais alto (média de 1,82m) enquanto o Coritiba o mais baixo (média de 1,79m).

Quando a questão é idade, o “vovô” Zé Roberto ganha de goleada. Com 42 anos, ganhou o posto de “múmia” do Brasileirão, enquanto o caçula ficou para a jovem promessa do Flamengo e provável novo reforço do Real Madrid, Vinícius Júnior, de 16 anos, ainda na flor da idade. Além de Zé Roberto, o Palmeiras também ficou no topo no quesito “idade”. Tem o elenco mais velho da Série A com 29 anos e 4 meses, enquanto o mais novo é o Atlético-GO com 25 anos. Este ano, 17 jogadores da argentina desfilam pelos campos do Brasil, país mais gringo de todos. São Paulo é o Estado com mais atletas na competição (120 no total). 

E o Pé-quente e Pé-frio do Brasileirão?

A idade avançada ou diria experiência de Zé Roberto não um é problema, o Vovô garoto é também pé quente. Conquistou 16 títulos importantes por 4 times e Seleção ao longo da carreira, sendo o atleta com o currículo mais vasto quando se trata de glórias (Real Madrid, Bayern, Al-Gharafa e Palmeiras). Mas quem seria o pé frio do Brasileiro? O prêmio foi dado ao atacante Rafael Moura, com 4 rebaixamentos na era dos pontos corridos. (Vitória 2014, Paysandu 2005, Goiás 2010 e Figueirense 2016). Abre o olho, Galo! Risos.

Na sua edição de número 15 no formato de pontos corridos, o São Paulo foi o que mais pontuou, sendo tricampeão nesse período (2006, 2007 e 2008). A lista inclui apenas os times que disputam a Série A neste ano. O Internacional, que está na B, seria o quarto colocado, com 849 pontos em 14 participações. O Vitória com 8 participações e 388 pontos acumulados figura na 15ª posição, no entanto, entre os times do nordeste é o que mais jogou e pontuou, à frente de Sport (333 com 7 participações, em 16º) e do Bahia (224 em 5 participações, em 17º). O time que menos fez pontos na história dos pontos corridos foi o Atlético-GO na lanterna com 120 pontos em 3 participações.  

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário