O Bahia, começou o ano contratando dentro de suas carências, investiu no que fez falta ano passado e tem o intuito de fazer um ano com segurança e se manter na serie A. Isso não quer dizer que a equipe não possa surpreender e quem sabe chegar na parte de cima da tabela ou chegar forte na copa do Brasil. É difícil? Muito, a torcida precisa entender o projeto, o planejamento e o que o Bahia em termos financeiros pode fazer no cenário nacional.
A torcida é carente, claro que muitos não viram o tricolor ser campeão nacional ou realizar uma grande campanha. Antes era menos difícil, os campeonatos eram de mata a mata, o futebol financeiramente não era tão desnivelado entre outros fatores. Infelizmente o futebol não é uma conta exata, um time pode ter ótimos jogadores e não fazer boas campanhas ou ter jogadores médios e chegar forte em varias competições.
Hoje o futebol brasileiro tem vários jogos, é mal organizado e isso privilegia as equipes com maior poder aquisitivo para formar um bom elenco e chegar forte. Verdade que há exceções para fazer campeonatos seguros e incomodar os grandes nas competições nacionais e continentais. Para chegar a esse nível, é preciso criar uma filosofia, da sequencia a um time, apoio da torcida, paciência e boa gestão administrativa.
O Bahia busca isso, se organizar, se manter na serie A, crescer a marca e fazer o que deveria ter feito a 27 anos atrás. Não será fácil, então a torcida tem que entender todo esse projeto para assim almejar um futuro diferente e um dos problemas da nação tricolor é criar expectativas maiores do que o time pode produzir.
O tricolor não tem condições de formar um elenco com grandes jogadores, mas pode dentro de suas limitações formar uma boa equipe e isso é o que a diretoria ta pensando. Para formar uma boa equipe é necessário da sequência a um elenco, ter uma base e saber utilizar todos os jogadores do plantel. O projeto para os próximos anos é esse, todos devem acreditar, o futuro tem boas chances de ser melhor e o trabalho que está sendo feito hoje vai refletir amanhã.