Promessas que não vingaram com a camisa do Bahia

Considerada uma das principais competições de categorias de base do país, a Copa São Paulo de Futebol Junior reúne boas recordações para o torcedor do Bahia em um passado recente. Em 2011, o Tricolor foi finalista. Dois anos depois, chegou às semifinais. Na temporada passada, com um elenco em idade sub-17, parou nas quartas de final. Neste ano, com a base que foi finalista da Copa do Brasil sub-20 de 2016, o time baiano pretende ir ainda mais longe.

Além de bons resultados, o torneio abre espaço para jovens promessas do clube mostrarem potencial. Nos últimos anos, alguns pratas da casa conseguiram atender às expectativas na equipe profissional. Outros não alcançaram o sucesso com a camisa tricolor. O GloboEsporte.com reuniu alguns jogadores que vingaram, os que ficaram no meio do caminho e as promessas para a Copa São Paulo 2017. 

Confira tudo na lista a seguir.

Ananias

Em 2008, o Bahia foi eliminado na segunda fase da Copa São Paulo após empatar sem gols com a Ponte Preta e perder na disputa de pênaltis. O time não foi longe, mas o atacante Ananias conseguiu chamar a atenção e foi integrado ao elenco profissional para a disputa da Série B. Em 2010, ele foi peça importante na campanha do acesso para a elite do futebol brasileiro. Após deixar o Tricolor, passou por Portuguesa, Cruzeiro, Palmeiras e Sport. Nesta temporada, defendeu a Chapecoense. Ananias foi uma das 71 vítimas da queda do avião da Lamia que levava a delegação do Verdão do Oeste para a Colômbia, para a disputa da final da Copa Sul-Americana.

Fábio Gama

Meia baixinho e de muita habilidade, Fábio Gama chamava a atenção nos torneios de base. Era uma grande esperança de categoria e bom futebol para o futuro tricolor. No entanto, o atleta não conseguiu engrenar. Um dos destaques da Copa São Paulo de 2011, edição que o Bahia foi finalista, ele deixou a equipe baiana em 2012 sem uma sequência como profissional e passou a rodar por vários clubes do país. Atualmente, defende o ABC.

Rafael Gladiador

A geração da Copa São Paulo de 2011 também contou com o atacante Rafael Gladiador. Autor de seis gols no torneio, ele era visto como um atleta de potencial para o elenco profissional. Foi promovido no mesmo ano, quando disputou nove jogos como profissional e marcou dois gols. Em 2012, contra o Atlético-GO, marcou o gol que garantiu o Bahia na Série A. No entanto, não empolgou e deixou o clube na temporada seguinte, emprestado ao DC United, dos Estados Unidos. Também defendeu o Atlético-GO, Zacatepec, do México, e Xinjiang Tianshan Leopard, da China.

Ítalo Melo

Ítalo Melo era considerado uma das grandes promessas das categorias de base do Bahia. Habilidoso e rápido, atuou como titular na Copa São Paulo de 2012. Na temporada seguinte, foi promovido e iniciou o Campeonato Brasileiro como titular. Entretanto, nunca conseguiu desempenhar na equipe principal o mesmo que havia demonstrado nos torneios juniores. Acabou deixando o Tricolor e seguiu para o Joinville. No ano passado, defendeu o América-RN. 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário