Especial Leão do Nordeste I: 1976, A Primeira de Muitas!



INTRODUÇÃO:

Parabéns Rubro-Negros, torcem para o maior campeão da competição, esta fantástica agremiação carrega a responsabilidade de fazer bonito na temporada 2017, frente a uma nação apaixonada que merece o HEXA-CAMPEONATO DO NORDESTE. Nessa primeira parte de uma coleção de textos relembrarei as 5 Conquistas do Maior Vencedor da COPA DO NORDESTE. O ESPORTE CLUBE VITÓRIA, MELHOR BAIANO SEGUNDO ATUAL RANKING DA CBF.

O CONTEXTO:

Segundo o Guia do Campeonato Brasileiro (da CBF) de 2012, a primeira edição da Copa do Nordeste foi realizada em 1976, quando a competição ainda se chamava Torneio José Américo de Almeida Filho, não fazendo nenhuma referência de que esta competição (Campeonato do Nordeste, Copa do Nordeste) tenha se realizado anteriormente. Vale destacar que em 1975 aconteceu o que seria a primeira edição do torneio que foi conquistado pelo CRB, porém, não é reconhecido pela entidade máxima do futebol nacional como uma Copa do Nordeste porque o clube vencedor não pediu seu reconhecimento até então perante a CBF.


O ELENCO DO VITÓRIA EM 1976: 

Goleiros – Jorge Vitório, William, Andrada e Iberê.

Defensores – Joãozinho, Teixeira, Jurandir, Uchoa, Jorge Valença, Fernando, Altivo e Claudio Deodato.

Meias – Eliseu, Joel Zanata,Valter, Leo Oliveira, Valdo e Paulo Roberto.

Atacantes – Osni, Geraldão, Washington, Ferretti, Fischer, Leninho, Joel Leão e Zé Júlio.

Obs: Em 1975, o atacante André Catimba, autor de 82 gols com a camisa do Vitória em 186 jogos oficiais, deixou o clube após cinco anos no clube e não fez parte do elenco campeão do Torneio José Américo (reconhecido como a primeira Copa do Nordeste).

Esquema: (4–3–3)
Time: Williams; Jurandir, Joãozinho, Válter e Teixeira; Paulo Roberto, Léo Oliveira e Valdo; Zé Júlio(Osni), Geraldão (Joel Leão) e Ferreti (Leninho).

Técnico: Denílson Custódio.

A CAMPANHA:

Primeira Fase

Vitória 3×1 Fluminense/BA

Sergipe 2×2 Vitória

América-RN 2X0 Vitória

Botafogo-PB 1×2 Vitória

Vitória 1×1 Ypiranga

Treze 1×2 Vitória

Confiança 0x2 Vitória

ABC 1X1 Vitória

Vitória 2×1 Volta Redonda

CSA 1X1 Vitória

Vitória 0x0 Sport

SEMIFINAL

Vitória 2×1 Botafogo-PB
ABC 1×1 América-RN (2–4 pen.)



FINAL

América-RN 0X3 Vitória

Em 1976 o Vitória fez uma bela campanha e conquistou o título inaugural. O campeonato teve a participação dos campeões e dos vices de seis estados: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Além desses, o Volta Redonda, do Rio Janeiro, foi o convidado especial. Na grande final, o Vitória venceu o América-RN por 3 a 0 e conquistou o primeiro dos seus cinco títulos. Os gols da partida foram marcados por Geraldão (2) e Zé Júlio.


DESFECHO:

Este mesmo time foi eliminado na Segunda Fase do Brasileirão que na época teve o Inter/RS como campeão. O Vitória Liderou no grupo que tinha o Bahia de Itinga, Porém sucumbiu diante do São Paulo, Palmeiras e Flamengo, clubes da fase posterior.

Com a consagração o Leão da Barra trouxe para Bahia, o inédito título na época, em 2017 o maior campeão participa da Competição, dessa vez o mais terrível algoz do Nordeste está de volta, com contratações de peso parece o time a ser batido. QUE VENHA MAIS UM NORDESTÃO.

Por: Tuaregue, torcedor do Vitória e colaborador do Blog.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário