Especial Leão do Nordeste (3° parte) Petkovic, o demolidor

1. INTRODUÇÃO:

O Tricampeonato veio de um modo ainda mais especial, em diante do time de Itinga (na época fusca de segunda mão) confirmando a superioridade técnica do Vitória e firmando o O BARRADÃO COMO ALÇAPÃO. Nessa edição o campeonato era composto e organizado pela CBF. Dessa vez não teve mimimi, nem tapetão, nem laranja o time de Itinga disputou com o que tinha de melhor e outra vez não deu.

2. O CONTEXTO:

Em 1999, o Vitória estava com um ídolo em campo, Dejan Petkovic melhor jogador do Futebol Nordestino por duas temporadas, sem a grana do Excel a Base compôs o elenco com maestria, rendeu uma grana para o clube com a venda de atletas após o regional. O Futebol e o Campeonato Baiano, está cheio decepções e covardias, pois Marcelo Guimarães covardemente buscou uma liminar para reverter o mando de campo, visando enfraquecer o Vitória e a competição, usando laranjas e tapetão, forçando um W.O., quando o mesmo negou-se jogar no Barradão onde havia perdido um turno do campeonato baiano. Vergonhosamente em 99, no Baiano as duas torcidas não conheceram a finalíssima que teve os dois como campões. Já o Nordeste, teve um campeonato seria disputado em sistema grupo seguido de mata-mata, começando com quartas-de-final.


O ELENCO:

Goleiros (Nilson, Jean, Paulo Musse, Roger e Fábio Costa)

Zagueiros (Pedro Paulo, Anselmo, Lula, Eloy, Flávio Tanajura, Moura),

Laterais (Baiano, Rodrigo, Leandro, Rubens, Paulo Rodrigues e Fernandinho)

Volantes (Fernando, Xavier, Matuzalém, Marcone, Otacilio e Elvis)

Meias (Preto, Allan Dellon, Petkovic, Fabio Augusto, Valdomiro, Tacio, e Kleber)

Atacantes (Hernandez, Tuta, Claudio, Dudu e Artur)

A CAMPANHA:

Primeira Fase

Vitória 1×0 Juazeiro-BA

Porto-PE 0x1 Vitória –

Sergipe 1×0 Vitória

Vitória 1×1 Sergipe

Juazeiro-BA 3×4 Vitória

Vitória 1×1 Porto-PE


Quartas-de-Final

Botafogo-PB 3X2 Vitória

Vitória 2×0 Botafogo-PB

Semi Final

Sport 2×1 Vitória

Vitória 1×0 Sport

Final

Bahia de Itinga 1X0 Vitória


Vitória 2×0 Bahia de Itinga

Em 1999 o Vitória outra uma bela campanha e conquistou o terceiro título. O campeonato teve a participação dos campeões e dos vices de seis estados: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de outros bem posicionados do Baiano e Pernambucano.


DESFECHO:

Este mesmo time foi 3° colocado do Brasileirão (entre 24 equipes), chegou as semifinais após eliminar o VicedaGama, porém perdeu a classificação para o Atlético Mineiro que perdeu para o Corinthians, bicampeão, só não fez final com o Vitória. foi mais longe graças mais uma vez a ambição de Paulo Carneiro que vendeu Petkovic e Matuzalem antes do término da competição quando o Vitória estava entre 5 primeiros classificados. O Vitória foi eliminado nas Oitavas da Copa do Brasil pelo Palmeiras(2×2/2×3).

Com a consagração o Leão da Barra trouxe para Bahia, o tricampeonato, em 2017 o maior campeão participa da Competição, dessa vez o mais terrível algoz do Nordeste está de volta, com contratações de peso E MAIS UMA VEZ parece o time a ser batido.

Que VENHA MAIS UM NORDESTÃO! Falem o que quiser a raiva e os ciúmes de vocês postem ai em baixo.

Tuaregue, torcedor do Vitória e colaborador do Blog.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário