O Esporte Clube Bahia terá como principal atrativo na temporada 2025 a disputa da Copa Libertadores, o que não acontece desde 1989, porém, para chegar na fase de grupos do principal torneio de clubes da América do Sul, precisará passar pela fase preliminar, com dois mata-matas.
O Esquadrão estreia na 2ª fase da Pré-Libertadores, visto que na primeira clubes brasileiros não participam. Passando pela 2ª fase, terá outro mata-mata na 3ª fase, aí sim valendo vaga na fase de grupos. Se por acaso for eliminado na 3ª fase, recebe como “consolo” uma vaga para disputar a Sul-Americana.
O técnico Rogério Ceni comemorou bastante a classificação sofrida para a Pré-Libertadores, mas alertou para a dificuldade dessa fase. O treinador lembrou que é uma experiência nova para o Bahia e que será um grande desafio.
“É um desafio sempre. Na Pré-Libertadores é um sorteio, podemos cair com qualquer time. Hoje estamos felizes com a pré-Libertadores. Em fevereiro só vão estar felizes se a gente passar de fase. É estranho, se você perder o primeiro jogo está fora até mesmo da Sul-Americana. Vamos voltar antes de Girona por causa do início da Copa do Nordeste, que tem um jogo a menos esse ano”, disse.
“Essa Pré-Libertadores é difícil. O Bragantino passou nos pênaltis nessa primeira fase. Para o Bahia é uma experiência nova. Acho que vai ser uma grande experiência, uma oportunidade profissional até, viajar para outro país. Temos que fazer disso algo rotineiro, ir também em 2026. Sei que é difícil, temos que trabalhar duro todos os dias. Vai ser um desafio trabalhar o time já para fevereiro. Na Copa do Brasil pelo menos entramos na terceira fase, já é algo positivo”.