O Esporte Clube Vitória tem um tabu incômodo para quebrar diante do Athletico-PR, neste sábado, na Ligga Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O Leão não vence o adversário há 11 anos atuando fora de casa. Além disso, nos últimos cinco confrontos, foram cinco derrotas (três no Barradão e duas como visitante).
A última vez que o Vitória venceu o Athletico-PR em solo paranaense foi em 2013, pelo Brasileiro, na Vila Capanema. O Leão aplicou 5 a 3, com gols marcados por Ayrton, duas vezes, Renato Cajá, Dinei e William Henrique. Éderson, duas vezes, e Róger descontaram para o Furacão.
Naquele ano, o Vitória fez sua melhor campanha na Série A de pontos corridos, terminando na 5ª colocação com 59 pontos, e só não garantiu vaga na Copa Libertadores porque naquela época, só se classificaram para o torneio continental os quatro primeiros clubes.
Naquela partida, o Vitória, comandado por Ney Franco, atuou com Wilson; Ayrton, Kadu, Victor Ramos, Luiz Gustavo e Juan; Elizeu, Renato Cajá, Damián Escudero; Marquinhos e Dinei.
Após aquele jogo de 2013, os times fizeram quatro jogos, com três vitórias do Athletico e um empate. O último encontro entre os dois times em Curitiba aconteceu em 2018, com goleada do time paranaense por 4 a 0, com gols de Marcelo Cirino, Marcinho, Wellington e Pablo.
No histórico geral de confrontos, os times se enfrentaram 42 vezes, com 16 vitórias do Leão, 19 triunfos do Furacão, além de 7 empates. Considerando apenas os jogos pelo Brasileirão, foram 36 encontros. O Vitória venceu 13, foi derrotado 17 vezes, e empatou 6. Quando se trata de jogos no Paraná, o Leão venceu apenas cinco vezes, perdeu doze e empatou três.