Rebaixado para a Série B juntamente com Juventude, Avaí e Atlético-GO, o Ceará já começou a reformulação no elenco e decidiu que não renovará os contratos de oito jogadores, que se encerram neste ano. Entre eles, o zagueiro Lucas Ribeiro, revelado no Vitória, e com passagens por Internacional e Hoffenheim, da Alemanha. Além do defensor, deixam o Vozão o goleiro Vinícius Machado, o lateral-esquerdo Victor Luís, o volante Rodrigo Lindoso, o meia Diego Rigonato, e os atacantes Iury Castilho, Matheus Peixoto e Jô. Lucas Ribeiro fez apenas 20 jogos pelo time cearense na temporada e não está nos planos para 2023.
Natural de Salvador, Lucas Ribeiro dos Santos é cria das divisões de base do Esporte Clube Vitória. Em 2018, após se destacar pelo time sub-23 no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, foi promovido ao elenco principal pelo técnico Paulo César Carpegiani e se firmou como titular da equipe, disputando 16 jogos na Série A. Acumula convocações para seleção brasileira sub-20.
Em janeiro de 2019, foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha, mas não conseguiu ter grande destaque no clube alemão. Em 2020, foi emprestado ao Internacional, onde disputou apenas 33 jogos em duas temporadas. Em 2022, acertou com o Ceará por empréstimo, atuando em 20 partidas e marcando um gol.