Flamengo e Bahia fizeram um jogaço de futebol, com sete gols e duas viradas, porém, a partida ficou marcada pela denúncia do volante Gérson, do Flamengo, que acusou de racismo o meia Juan Pablo Ramírez, do Bahia. O atleta do time carioca alegou que ouviu do colombiano: “cala a boca, negro”. Em nota anunciando a demissão do técnico Mano Menezes, o Esporte Clube Bahia afirmou que vai se pronunciar sobre a grave acusação após a investigação dos fatos. Após o jogo, vários clubes manifestaram solidariedade com o atleta do Flamengo, entre eles, o Esporte Clube Vitória que postou uma nota no Twitter repudiando o ocorrido. Corinthians, Santos, Vasco, São Paulo e Internacional também manifestaram apoio.
“Nos solidarizamos com o atleta Gerson, em mais um episódio de racismo no futebol. Repudiamos qualquer ato discriminatório dentro ou fora das 4 linhas.”
Nos solidarizamos com o atleta Gerson, em mais um episódio de racismo no futebol.
Repudiamos qualquer ato discriminatório dentro ou fora das 4 linhas.@GersonSantos08 #TodasAsVozesContraORacismo
— EC Vitória (@ECVitoria) December 21, 2020
O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio lamentável ocorrido na partida deste domingo com o atleta Gerson, que foi vítima de injúria racial.
O racismo desumaniza, fere e mata. O racismo é inadmissível.
Exigimos profunda apuração do fato. #RacismoNão
— Flamengo (@Flamengo) December 20, 2020
O Clube do Povo se solidariza com o atleta Gerson, do Flamengo, que denunciou ter sido vítima de racismo neste domingo, e saúda a corajosa postura do jogador, que não se calou diante de mais um episódio lamentável. #ChegaDePreconceito ✊?
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) December 21, 2020
O São Paulo Futebol Clube manifesta apoio ao meia Gerson, do Flamengo. Toda e qualquer conduta racista dentro do futebol deve ser exposta e combatida. Nenhuma voz deve se calar.
Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.#RacismoNão
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 21, 2020
Mais um episódio de racismo no futebol. Nossas vozes precisam se elevar juntas cada vez mais alto contra o preconceito racial em nosso meio.
O Santos se solidariza com o atleta, cidadão e pai Gerson. A sua revolta com o racismo também é nossa. #RacismoNão #TimeDeBrancoeDePreto
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) December 21, 2020
Nos solidarizamos com o atleta Gérson em mais um relato inaceitável de racismo no nosso futebol. Esse tipo de luta está acima de qualquer rivalidade.
Que seja apurado com rigor. Não podemos tolerar esse tipo de atitude!#RacismoNão ✊?
— Vasco da Gama (@VascodaGama) December 20, 2020