Com o empréstimo encerrando no Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos, o atacante Neilton vai retornar ao Esporte Clube Vitória nos próximos dias, algo que preocupa o presidente Paulo Carneiro pelo salto salário do atleta, girando na casa dos R$ 300 mil. No último dia 15 de junho, o mandatário criticou a gestão responsável pela contratação do atacante (contratado na época de Ivã de Almeida) por conta de uma cláusula que prevê um aumento de salário no meio do ano ao jogador. Com vencimentos fora da realidade financeira do clube, a tendência é um novo empréstimo, inclusive, recentemente o Botafogo sinalizou com interesse no retorno de Neilton. No entanto, também não está descartado a permanência no Leão, é claro, se houver um ajuste salarial. O empresário do atleta admite que o atacante pode permanecer para a sequência da temporada. O vínculo com o Rubro-negro baiano até o final de 2020.
“Sim, tem grandes possibilidades de permanecer no Vitória sim. Vamos conversar essa semana”, revelou o agente Hamilton Bernard, que cuida da carreira de Neilton, em contato com o portal Arena Rubro-Negra.
Neilton Meira Mestzk chegou ao Vitória em 2017, na gestão do diretor de futebol Sinval Viera. O jogador, que estava emprestado ao São Paulo e foi devolvido ao Cruzeiro, firmou vínculo com o Rubro-Negro por três temporadas. Para concluir a contratação, o Vitória teve que ceder parte dos direitos econômicos do meia-atacante Nickson, de 19 anos, ao Cruzeiro e ainda por empréstimo recebeu o meia Gabriel Xavier. Neilton disputou 56 partidas pelo Leão na temporada 2018 e marcou 21 gols. No entanto, com a queda do clube para Série B e a nova política de austeridade, o atleta acabou emprestado. Ao todo, em 86 jogos pelo Vitória, Neilton fez 28 gols.
Em 2019, ele foi emprestado para o Internacional, onde viveu altos e baixos. Participou de 28 partidas e marcou apenas um gol. Em janeiro desse ano foi novamente emprestado ao Hatta Club-EAU, onde atuou em sete jogos com um gol anotado contra o Al Sharjah, na UAE League, que corresponde a divisão principal dos Emirados Árabes Unidos. Na carreira do jogador ainda constam passagens por Cruzeiro, São Paulo, Santos, Botafogo.