Caros leitores e torcedores, depois de resultados e rendimento abaixo do planejado por toda a diretoria do Esporte Clube Bahia o técnico Enderson Moreira foi demitido. Alvo constante da torcida por conta do mal rendimento do time e as saídas precoces das competições que tinham muita importância como a Copa Sul-americana e a Copa do Nordeste, culminaram em sua demissão.
O tricolor perdeu jogos em que foram considerados inaceitáveis, com todo respeito aos adversários. Isso, por conta da qualidade e superioridade do plantel que o Bahia montou para o ano de 2019. Um investimento muito alto para tão pouco resultado dentro das quatros linhas.
O que preocupa com esse cenário que o time apresenta no momento, é acertar no novo técnico. Uma escolha errada para os campeonatos que seguem custará muito caro ao Esporte Clube Bahia. Haja visto, o que aconteceu quando o técnico Enderson Moreira esteve por aqui. Com sua saída o Bahia fica sobre responsabilidade do auxiliar técnico Cláudio Prates, que por sua vez também não obteve o sucesso esperado quando esteve à frente do considerado time B do Tricolor.
Agora nos cabe esperar e torcer para que o próximo técnico que comandará o Esporte Clube Bahia, consiga fazer o time render dentro de campo o que se espera deles. No entanto, é preciso perceber que mesmo se o técnico tiver a melhor qualificação e rendimento do mundo ele não desempenha um bom trabalho sozinho a não ser que os jogadores vistam de fato a camisa.
O que se espera é um replanejamento que possa atender e que os objetivos sejam alcançados diante de todo investimento que foi feito pesando na conquista inclusive da Copa do Nordeste. O que infelizmente não ocorreu, agora nos resta outras competições que podem de alguma forma serem o alento para o torcedor tricolor que sempre recebe apoia o time, mas que quer ver resultados dentro de campo.
Restando a final do Campeonato Baiano, Copa do Brasil e o Brasileiro que se aproxima, fica a grande interrogação para nós torcedores do tricolor em relação ao novo técnico. Uma procura que não será fácil para o presidente Guilherme Bellintani e toda sua diretoria, diante das opções que se encontram disponíveis no mercado brasileiro. Chego a pensar da possibilidade de um técnico estrangeiro, mas sinceramente não sei se seria a melhor opção. O que sei ser necessário no momento é um comando que resolva o problema e faça o time jogar bola de verdade e alcançar os resultados. E para você caro leitor e torcedor: Qual técnico que melhor se encacharia no Esporte Clube Bahia no atual momento?
Abraço a todos!
Marcos Leite – Professor, torcedor apaixonado pelo Esporte Clube Bahia e colaborador do Futebol Bahiano.