Falecido nesta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma, aos 88 anos, o Papa Francisco era admirador do futebol e torcedor declarado do clube argentino San Lorenzo, da Argentina. Em setembro de 2023, o pontífice recebeu uma camisa do Fluminense de Feira, dada pela reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi, em encontro no Vaticano.
Ao receber o presente, o Papa declarou ser admirador do futebol baiano. “Assim que o Papa recebeu a camisa do Fluminense de Feira, declarou ser um admirador do futebol da Bahia. O que com certeza é uma grande honra para todos nós baianos”, disse Amali, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, na ocasião.
Um ano antes, em agosto de 2022, o Papa também recebeu a camisa do Esporte Clube Bahia das mãos de Rui Costa, Governador do Estado na época. A camisa presenteada tinha estampada o nome de Sanfilippo, ex-atacante argentino e ídolo histórico de Bahia e do San Lorenzo. O Papa nunca escondeu que era fã de Pelé, e disse que preferia o brasileiro entre Lionel Messi e Maradona.
