O Esporte Clube Bahia tentará quebrar um tabu de 13 anos diante do Santos neste domingo, em duelo marcado para 20h30, na Vila Belmiro, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. O último triunfo do Esquadrão sobre o Peixe em São Paulo foi em 29 de agosto de 2012, quando venceu por 3 a 1 pela 20ª rodada da Série A. André anotou para o Peixe, mas o Esquadrão virou com gols de Neto (de falta), Souza “Caveirão” e Gabriel.
O time baiano naquela partida estreava o técnico Jorginho e atuou com Osmar, Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones e Hélder; Zé Roberto, Gabriel e Souza. Já o Peixe, comandado por Muricy Ramalho, tinha nomes como Paulo Henrique Ganso, Neymar e André. De 2012 para cá, o Bahia enfrentou o Santos outras 9 vezes em São Paulo, amargando sete derrotas e dois empates.
RELEMBRE O JOGO
Os dois times já se enfrentaram 60 vezes na história, entre Brasileiro e Copa do Brasil. O Esquadrão venceu 19 vezes, empatou 13 e perdeu 28. Foram 71 gols marcados e 108 sofridos. Quando se trata dos jogos fora de casa, o Esquadrão também está em desvantagem diante do Peixe. Em 29 partidas, venceu 7, empatou 4 e perdeu 18.
O último confronto entre os dois times foi em setembro de 2023, pela 24ª rodada da Série A. O Bahia saiu na frente com Camilo Cándido, mas sofreu a virada com gols de Marcos Leonardo e Julio Furch, e perdeu por 2 a 1 na Arena Fonte Nova. Já o último duelo na Vila Belmiro em maio de 2023, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, empate por 0 a 0. Na volta, na Fonte Nova, novo empate por 1 a 1, e o Tricolor passou nos pênaltis.