Neste dia 1º de janeiro de 2025, o Esporte Clube Bahia comemora 94 anos de vida, iniciando o terceiro ano sob a gestão do City Football Group, com as expectativas renovadas com o retorno à Copa Libertadores da América depois de 35 anos, mas ainda precisando provar ao seu torcedor que elevou o seu patamar e que brigará por coisas grandes.
O ano de 2024 foi sofrido para o torcedor do Bahia, com decepções no primeiro trimestre (perda do título baiano e eliminação na semifinal da Copa do Nordeste). A Série A até começou espetacular, com o Esquadrão figurando sempre no G-4 e brigando até pela liderança, mas no returno foi vexame atrás de vexame, e graças ao aproveitamento no primeiro turno, conseguiu a tão sonhada vaga à Libertadores, mas iniciar na fase preliminar.
Nesse primeiro dia do ano e mais um ano de fundação, o Bahia recebe os parabéns da sua torcida e junto os votos de fé, para que o ano 2025 seja próspero e com conquistas. Além disso, parabenizar todos aqueles que fazem parte e ajudaram a construir a história do clube.
O Esquadrão foi fundado em 1931, em Salvador, por ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e a Associação Atlética da Bahia, agremiações que tinham encerrado suas atividades futebolísticas no final da década de 1920. Logo no primeiro ano de fundação, o Bahia conquistou o título baiano, criando a alcunha de “nasceu para vencer”.
O Bahia tem 50 títulos do Campeonato Baiano, quatro Copas do Nordeste (2001, 2002, 2017 e 2021), além de dois títulos brasileiros: o de 1959, vencendo na final o Santos de Pelé, e o de 1988, derrotando o Internacional de Taffarel.