O Esporte Clube Vitória visita neste sábado (23) o líder Botafogo, às 19h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Leão vai em busca da vitória para encaminhar a permanência e se firmar na briga por uma vaga na Sul-Americana, enquanto o Fogão tenta manter a liderança e, quem sabe, abrir uma vantagem do Palmeiras.
A última vitória do Leão sobre o Botafogo foi em outubro de 2017, no Estádio Nilton Santos, pela 26ª rodada da Série A. Ou seja, há sete anos. Naquela ocasião, o Rubro-Negro venceu por 3 a 2, com uma virada no apagar das luzes. David, André Lima e Danilinho marcaram os gols do time, que era treinado por Vagner Mancini.
De lá para cá, foram sete encontros, com cinco triunfos do Botafogo e dois empates. Nos últimos três jogos, o time carioca levou a melhor, inclusive no primeiro turno da Série A deste ano, vencendo por 1 a 0, com gol de Jefferson Savarino.
Apesar do jejum, o histórico de confrontos é muito equilibrado. Em 48 jogos, foram 17 vitórias para cada lado, além de 14 empates. Considerando apenas jogos pela Série A, a vantagem é do Vitória, que venceu 15, empatou 12 e perdeu 12. Quando se trata de partidas no Rio de Janeiro, foram 22 duelos, com 6 vitórias do Leão, 8 empates e 8 triunfos do Fogão.