Em declínio, Bahia somou apenas 1 ponto dos últimos 15 disputados

Em declínio, Bahia somou apenas 1 ponto dos últimos 15 disputados

O Esquadrão encerrou o primeiro turno com 9 triunfos e 4 empates. No segundo turno, venceu apenas quatro.

Em declínio, Bahia somou apenas 1 ponto dos últimos 15 disputados
Foto: Rafael Rodrigues/Bahia

O Esporte Clube Bahia está em busca de uma classificação para a Copa Libertadores, algo que não acontece desde 1989, quando conquistou o bicampeonato brasileiro derrotando o Internacional do goleiro Taffarel, porém, o sonho que parecia caminhar a passos firmes para se tornar uma realidade, vem dando sinais de que poderá morrer no berço.

O Esquadrão encerrou o primeiro turno com 9 triunfos e 4 empates, 31 pontos somados, igualando 2019, quando fez sua melhor campanha nas 19 primeiras rodadas na era dos pontos corridos. O tricolor chegou a ocupar a vice-liderança e figurou várias rodadas no G-4.

No returno, bastava repetir o aproveitamento do primeiro turno, para conquistar com sobras a tão sonhada vaga para a Libertadores. Diga-se, se conseguisse manter a regularidade, os comandados de Rogério Ceni estariam brigando não pela Pré-Libertadores, mas por uma vaga direta à fase de grupos.

O torcedor, com uma mistura de confiança pelo bom futebol das primeiras rodadas e desconfiança pelo primeiro trimestre decepcionante com a perda do título baiano e Copa do Nordeste, fez o seu papel, comparecendo sempre em massa aos jogos, mas dentro de campo o time, na maioria das vezes, não correspondeu.

Bahia teve uma queda alarmante de rendimento no segundo turno, com aproveitamento de time que briga para não cair. Venceu apenas quatro jogos, contra Vitória, Grêmio, Atlético-MG e Criciúma. Mas justamente na reta final e decisiva, a crise aumentou. São cinco tropeços em sequência, com quatro derrotas e um empate. Ou seja, dos últimos 15 pontos, só somou UM.

O Bahia não vence desde 29 de setembro, quando bateu o Criciúma por 1 a 0, na Arena Fonte Nova. De lá para cá, perdeu para Flamengo (2×0), Vasco (3×2), São Paulo (3×0) e Juventude (2×1). O empate foi contra o Cruzeiro (1×1). Com os tropeços, o tricolor caiu para o 8º lugar, com 46 pontos, e para ter chances mais reais de disputar a Pré-Libertadores, precisará torcer para Botafogo na final da Libertadores e Cruzeiro na final da Sul-Americana, para o G-7 se transformar em um G-9.

Nas últimas cinco rodadas, o Bahia tem três jogos na Arena Fonte Nova, contra Palmeiras, Athletico-PR e Atlético-GO. Fora de casa, terá um confronto direto contra o Corinthians e o Cuiabá provavelmente já rebaixado.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com