A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, nesta terça-feira, em seu site oficial, um documento assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues sobre um ofício enviado à Conmebol em setembro de 2024 com algumas mudanças nos torneios internacionais para melhorar o calendário do futebol brasileiro.
As mudanças seriam: extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana, a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores, e mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos. De acordo com apuração do ge.globo, a proposta seria para 2026, ou seja, passaria a valer a partir do Brasileirão de 2025.
A Conmebol não respondeu ao ofício da CBF, portanto, não deve fazer mudanças no momento. Em 2024, quatro clubes brasileiros jogaram os playoffs da Sul-Americana (Internacional, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Athletico-PR), deixando o calendário desses clubes mais apertado. No caso da Pré-Libertadores, Botafogo e Red Bull tiveram que fazer quatro jogos para apenas um deles avançar.
A ideia era trocar as duas vagas nessa fase do torneio por um lugar na fase de grupos, para conseguir ajustar o calendário apertado. Com isso, o Brasil teria uma vaga a menos para o torneio.
“Em busca de soluções e, mais do que isso, em clara defesa do Futebol Brasileiro, a CBF encaminhou o Ofício PRE no 1421/2024 de 03/09/2024 solicitando à CONMEBOL adequações no calendário, entre elas a extinção dos playoffs da Copa Sudamericana e a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e ao mesmo tempo solicitando uma vaga direta da CBF para a Copa Libertadores”, diz o ofício da CBF sobre o calendário.