Com o acesso à Série A bem encaminhado, o Santos já começa a pensar na temporada 2025 e o primeiro reforço que deve ser oficializado é o goleiro Adriel, que pertence ao Grêmio e está emprestado ao Bahia até dezembro deste ano. O arqueiro já tem um acerto com o clube paulista e, inclusive, já até apagou as fotos com a camisa tricolor nas redes sociais.
O Esquadrão não tinha interesse na permanência, visto que teria que desembolsar 4 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões) por 80% dos direitos econômicos. O jogador, de 23 anos, tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2025, e deve assinar com o Santos por um ano. O clube gremista também estava tentando incluir o arqueiro na negociação pela contratação do lateral-direito João Lucas, de 26 anos, destaque do Juventude, mas o Peixe avançou no negócio.
Natural de Ilhéus (BA), Adriel Vasconcelos Ramos passou pelas divisões de base de Náutico e Sparta-TO, mas chegou ao Grêmio ainda jovem, em 2018, para integrar o time sub-17. Sua estreia profissional foi em 2021, no jogo contra o Santa Cruz-RS, pela Recopa Gaúcha.
Em 2022, atuou apenas uma partida pela Série B, contra o Brusque, e também defendeu o time sub-23 em cinco partidas. Em 2023, atuou 13 vezes (8 pelo Campeonato Gaúcho, 3 pela Copa do Brasil e 2 pelo Brasileirão), sendo titular no início da temporada, mas perdendo espaço por ato de indisciplina. Foi contratado pelo Bahia por empréstimo em julho de 2023, e depois estendeu o contrato até dezembro de 2024. Ao todo, disputou nove jogos pelo Campeonato Baiano.