Nesta sexta-feira (06), o Esporte Clube Bahia foi punido pela terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de cantos homofóbicos entoados por torcedores na partida contra o Grêmio, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova, em que o tricolor baiano venceu por 1 a 0.
O clube foi enquadrado no artigo 243-G “atos discriminatórios relacionados a preconceito em razão de raça ou cor” do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e condenado a pagar uma multa no valor de R$ 20 mil.
No Regulamento Geral de Competições da CBF, atos como esse são considerados “de extrema gravidade, podendo o infrator responder meio da aplicação da pena de advertência, multa, vedação de registro ou transferência de novos atletas a até perda de pontos (art. 134)”.
Vale frisar que o Bahia é reconhecido por suas ações afirmativas contra qualquer tipo de discriminação. Na ocasião, a torcida organizada LGBTricolor se manifestou logo após a partida e divulgou uma nota de repúdio aos autores dos cantos homofóbicos, solicitando que “identifiquem se os envolvidos são sócios e tomem providências“.
- Flamengo x Bahia: informações sobre ingressos para a decisão
- CR7 chega aos 900 gols e lidera lista dos maiores artilheiros da história
- Vitória fará jogo treino contra o time sub-23 neste sábado
- Vitória tem mais um dia de treinamento com foco no Atlético-GO
- Bahia abre novas vagas para o programa de Sócio Bermuda e Camiseta