Vitória nunca venceu o São Paulo fora de casa; veja retrospecto

Atuando em solo paulista, o Leão jamais venceu o São Paulo.

Foto: Marcello Fim/Ofotografico

O Esporte Clube Vitória tem um tabu para lá de incômodo para quebrar diante do São Paulo, no domingo, às 18h30, no Morumbi, em duelo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Atuando em solo paulista, o Leão jamais venceu o São Paulo. São 20 partidas, com 17 derrotas e três empates.

O último duelo entre as equipes no Morumbi foi em junho de 2018, e terminou com vitória do time paulista por 3 a 0, com gols de Nenê (2x) e Everton, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão. Apesar de nunca ter vencido o São Paulo fora de casa, o Vitória tem uma boa lembrança, que foi a Copa do Brasil de 1997, quando arrancou um empate por 2 a 2 e eliminou o time paulista do torneio.

No primeiro turno da Série A 2024, o São Paulo levou a melhor e venceu por 3 a 1, no Estádio Manoel Barradas. Luciano (2x) e Ferraresi marcaram para o time paulista, enquanto Willian Oliveira fez para o tricolor. Naquele confronto, o Leão ainda era comandado pelo técnico Léo Condé. De lá para cá, o Rubro-Negro passou por uma grande reformulação no elenco e a chegada de Thiago Carpini.

Os times já se enfrentaram 46 vezes, entre Série A, Copa do Brasil e Copa dos Campeões. O Vitória venceu apenas 9 vezes, empatou 6 e sofreu 31 derrotas. Considerando apenas os jogos pelo Brasileiro, o Leão soma 7 vitórias, 4 empates e 28 derrotas. Atuando em Salvador, o Rubro-Negro conquistou 8 triunfos, empatou duas vezes e amargou 13 derrotas.

A maior goleada do confronto aconteceu em outubro de 2000, pela primeira fase da Copa João Havelange, nome dado ao Campeonato Brasileiro daquele ano, em homenagem ao ex-presidente da CBF e da FIFA, João Havelange. O Vitória aplicou 5 a 1 no São Paulo, em Salvador, com gols marcados por Sinval (2) e Vítor (3). Beto descontou para o time paulista. O Vasco foi o campeão brasileiro daquela edição, vencendo o São Caetano na final. São Caetano esse que também chegou na final em 2001, mas perdeu para o Atlético-PR.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário