STF frustra Flamengo e mantém Sport como campeão brasileiro de 1987

O Sport permanece como o único campeão brasileiro de 1987.

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

O Sport permanece como o único campeão brasileiro de 1987, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal. O ministro do STF, Flávio Dino, considerou inviável um recurso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que declarou o clube pernambucano como campeão. A decisão foi proferida no dia 19 de agosto.

O ministro entendeu que o recurso extraordinário usado pela CBF não pode fazer o reexame da decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado no Recife, que reconheceu o clube pernambucano como único campeão brasileiro de 1987. Em outras decisões, o Supremo também negou recursos para tirar o título do Sport e passar para o Flamengo.

ENTENDA A POLÊMICA

Em 1987, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passava por uma forte crise financeira e afirmou que não tinha capacidade de organizar um campeonato. Foi aí que surgiu o Clube dos 13, criado pelos principais clubes do país na época. A Copa União foi criada, e o Flamengo sagrou-se campeão, disputando com outros 15 times.

A CBF não concordou com o formato do novo torneio e decidiu fazer uma competição com dezesseis clubes que ficaram de fora da Copa União. A entidade passou a se referir as duas como Módulos e determinou que os dois primeiros colocados de cada Módulo disputassem um quadrangular final para determinar o campeão brasileiro de 1987.

Com isso, a Copa União passou a ser referida por Módulo Verde (com nome oficial de Troféu João Havelange) e a competição criada pela CBF foi chamada de Módulo Amarelo (com nome oficial de Troféu Roberto Gomes Pedrosa). Inicialmente, o Clube dos 13 aceitou o novo formato, mas depois voltou atrás. Flamengo e Internacional, campeão e vice da Copa União, se recusaram a participar. Após controvérsias e várias décadas de disputas judiciais, o Sport foi considerado o único campeão brasileiro de 1987, após decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário